Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Saiba como a amamentação auxilia no desenvolvimento da mandíbula dos bebês

A amamentação é fundamental porque faz com que os músculos faciais da criança trabalhem ativamente, alinhando e levando a mandíbula para frente.

Postado em 01/07/2019 às 08:10 |

(Conteúdo Patrocinado)

Quando os bebês nascem, ainda leva um tempo para que algumas partes do corpo se desenvolvam e cresçam por completo, entre elas está o sistema estomatognático.

Esse sistema é um conjunto de estruturas bucais e faciais como músculo, ossos, glândulas, entre outros, que desenvolvem funções comuns de ordenhar, sugar, deglutir e falar. Ele tem como característica constante a participação da mandíbula que é a parte óssea e arcada dentária inferior.

Foto: (Arquivo/Carolina Vargas)

Após o nascimento, a mandíbula da grande maioria dos bebês é retrógnata, ou seja, ainda está posicionada muito para trás em relação a maxila, que é a arcada superior da criança. Neste caso, a amamentação é fundamental para o desenvolvimento dos ossos e músculos da face. 

Entenda

Para o bebê conseguir abocanhar o peito e fazer o movimento de ordenha, ele precisa forçar a mandíbula para frente, realizando o movimento sincronizado entre vários sistemas.

Desta forma, com os músculos trabalhando ativamente, a mandíbula do bebê vai para frente ficando o mais próximo possível ou alinhada à maxila por volta dos 6 ou 7 meses de idade ou quando é estabelecida a guia incisiva, os incisivos superiores e inferiores se contactam. Por isso, a amamentação é fundamental. 

Ao sugar o peito da mãe, o bebê estabelece a respiração nasal e a postura correta da língua. Os músculos envolvidos estão adequadamente estimulados, aumenta o tônus e promovendo a postura correta para futuramente exercer a função de mastigação.

O uso da chupeta ou mamadeira neste período interfere no processo de aumento da mandíbula. Além de prejudicar a “pega” correta do seio para amamentação. Leia mais sobre o polêmico uso da chupeta no último "Papo de Especialista", clique AQUI!


Sobre a Especialista

A dentista Carolina do Amaral Vargas é formada pela Universidade de Passo Fundo - RS, pós-graduanda em odontopediatria e especialista em Harmonização Orofacial pela Uningá.

Serviço

Ela realiza atendimentos em odontopediatria na Clínica Fujii, localizada na Rua Pernambuco, n° 1030 (sala 5).

Telefones: (44) 99177-8990 e (44) 3045-1201.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram.


Este texto é de total responsabilidade da colunista. As opiniões expressas nele não representam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 

Fonte:

Deixe seu comentário