Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Saiba como as lentes de contato dental auxiliam em um sorriso jovial e harmônico

A ortodontista, Bruna Piccinin, trabalha com finas próteses de cerâmicas que são coladas sobre os dentes para corrigi-los. São as lentes de contato dental.

Postado em 29/07/2019 às 08:10 |

Lentes de contato dental são próteses de cerâmicas muito finas coladas sobre os dentes para corrigir forma, tamanho ou cor. São indicadas principalmente para renovar o sorriso, trazendo harmonia e jovialidade.

Esse tipo de tratamento estético é recomendado para pessoas que têm dentes com alteração de forma, espaçados, pequenos ou que desejam um sorriso mais branco do que o obtido por meio de um clareamento dental.

Para atingir resultado, cada caso é planejado individualmente. Primeiro, é feito uma série de fotos do paciente e de seus dentes. Essas imagens são analisadas por um software específico no PowerPoint que faz um planejamento virtual do sorriso levando em conta a queixa principal do paciente.

Planejamento digital do sorriso. (Foto: Arquivo/Bruna Piccinin)

A próxima etapa se chama ‘mock-up’ ou ensaio restaurador, que é quando o planejamento é passado para uma versão 3D, reconstruindo os dentes em cera com base no modelo de gesso. Após isso, a cavidade oral é reproduzida utilizando uma guia de silicone e resina.

Todo essa experiência permite que o paciente veja como ficariam seus dentes após o tratamento. Nesta etapa, vários ajustes podem ser feitos e, se necessário, o planejamento pode sofrer alterações. Além disso, também é testado a pronúncia das palavras para verificar se o espaço usado para fala e deglutição não foram invadidos pela prótese.

Giovanni Bana fez tratamento para a estética do sorriso. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruna Piccinin, ortodontista, Paranavaí

Menos desgaste

Muitas pessoas procuram tratamentos estéticos que não necessitem de desgaste nos dentes. No momento do planejamento sempre é debatido com o paciente as vantagens do tratamento ortodôntico combinado com o estético reabilitador.

Bruna Piccinin, ortodontista, Paranavaí

Outra opção para as lentes de contato dental é faze-las em resina composta ao invés de cerâmica, assim os espaços também serão preenchidos e os dentes poderão ter seus tamanhos melhorados.

A resina composta é um material que tem a cor parecida com os dentes da pessoa. Por ser feita a mão com base na estrutura dental, a confecção pode ser realizada em consultório sem necessidade de mandar o caso para o laboratório.

Chamamos de facetas diretas em resina quando preenche toda a superfície do dente e reanatomização quando só preenchemos algumas partes.

O tratamento com resinas tem custo menor que as lentes de contato dental. A desvantagem é que, com o tempo, as resinas podem manchar e precisam ser trocadas. Já as lentes não mancham e tem uma vida útil maior.

João Paulo fez tratamento para estética do sorriso. (Foto: Reprodução/Instagram)


Sobre a especialista

A ortodontista, Bruna Piccinin, é formada em odontologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ortodontia e ortopedia dos maxilares e em anatomia e histologia. Fez dois aperfeiçoamentos em dentística restauradora; cirurgia oral menor; prótese sobre implante e em botox e preenchimento facial. Também concluiu os cursos de imersão em mini-implantes ortodônticos; imersão em mecânica dos braquetes autoligáveis e DTM e dor orofacial para ortodontista. 
CRO PR - 20.107

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Acesse o site clicando AQUI.

Serviço

A clínica Bruna Piccinin Odontologia está localizada na Rua Silvio Vidal, n° 2222, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3422-4849.

WhatsApp: (44) 99881-2557.


Este texto é de responsabilidade da colunista. As opiniões expressas nele não representam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário