Portal da Cidade Paranavaí

Especialista

Agricultura tem alto potencial de crescimento com irrigação no Noroeste

O engenheiro agrônomo César Gesualdo explica que as ações do programa implantado em Paranavaí servem para reduzir custos e agilizar a produção rural.

Postado em 18/10/2019 às 05:10 |

O programa "Irriga Paraná" começou pela região Noroeste, onde predomina o solo de Arenito Caiuá, numa área de 3 milhões de hectares. O potencial de ganho com irrigação no arenito é gigantesco, por dois grandes motivos:  

  1. A região sofre todos os anos sofre com a má distribuição de chuvas, mesmo tendo uma ótima média de chuva anual. O Noroeste geralmente passa por períodos de estiagem, calor intenso e baixa umidade relativa do ar em todas as estações climáticas.
  2. O Arenito Caiuá tem pouca capacidade de reter água, pois tem baixo teor de argila e matéria orgânica. Isso facilita a infiltração e evaporação de água no solo, diminuindo o tempo com água disponível para as plantas nos solos região.

Com a junção desses dois fatores, a irrigação se torna uma grande ferramenta para que o produtor consiga ter estabilidade de produção no Noroeste paranaense.

As informações técnicas são fundamentais para que essa ferramenta funcione. É necessário saber quando e como irrigar. Além disso, o respaldo do manejo cultural nessas áreas preconizam a rotação e diversificação de culturas.

A busca constante por melhorias na qualidade física e química desses solos também devem ser lembradas. Não devemos acreditar que a irrigação será a solução de todos os problemas, se a tecnologia não for utilizada em conjunto com outras boas práticas agrícolas.

Com iniciativa da Cocamar em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a região de Paranavaí se tornou a primeira no Paraná a receber o programa de irrigação.

Entre as principais ações desta iniciativa, estão medidas para reduzir custos dos equipamentos, linhas de crédito, agilidade para a concessão de licença e outorga para o uso da água dos rios.

Também pressupõe acompanhamento técnico da Cocamar junto aos agricultores e pecuaristas. Quem ingressar no programa deverá ter projetos técnicos aprovados.

Buscar novos e melhores resultados para aumentar a rentabilidade no campo, a sustentabilidade do plantio e a melhora significativa na vida dos produtores e também no meio ambiente são alguns dos milhares de objetivos da Cocamar. A cooperativa aposta em um trabalho que leve transformação e resultados.

Começar por Paranavaí, além de estratégico, foi essencial para que os avanços sejam percebidos.


Conheça o colunista 

O engenheiro agrônomo, Cesar Augusto Gesualdo (PR141899/D), é especialista em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e trabalha na Cocamar, que está presente no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Serviço

A cooperativa fica na Rodovia BR 376, s/n, Distrito Industrial, (Sumaré) Paranavaí.

Acompanhe pelas redes sociais: Facebook e Instagram

CLIQUE AQUI e acesse o site!

Telefone: (44) 3421-2600


Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário