Portal da Cidade Paranavaí

Nutrição

Obesidade infantil: 3 passos essenciais para mudar a alimentação das crianças

A nutricionista Nassara Jorge garante que os grandes responsáveis pela má alimentação das crianças são os próprios pais. Aprenda a mudar essa realidade!

Postado em 12/02/2021 às 07:17 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade da especialista|

A obesidade infantil não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa dos apelidos e bullying dos coleguinhas de escola. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos, má formação do esqueleto, acúmulo de gordura no fígado e várias outras patologias.

Crianças obesas normalmente chegam a fase adulta com excesso de peso também. Dieta rica em gordura saturada e alimentos industrializados, sedentarismo, fatores psicológicos como o estresse e histórico familiar de obesidade são as causas principais para a obesidade infantil.


LEIA TAMBÉM:

Shake serve para substituir refeição? Saiba os mitos e verdades sobre o tema


Com a pandemia que estamos vivendo, os casos de crianças ganhando peso aumentaram. Muitas estão ociosas, sem aula presencial, extremante parados e comendo absurdamente errado. Os grandes responsáveis pela má alimentação das crianças são os pais.

Para iniciar a mudança de peso de uma criança, primeiro é preciso mudar a rotina da família que mora na casa. Deixar de abastecer as prateleiras com alimentos super açucarados e gordurosos é um passo essencial, pois se não tem a oferta, eles não vão comer.

A prática diária de atividades físicas, programadas (academia, esportes) ou não programadas (recreativa) e dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e cereais, e com consumo reduzido de industrializados, açúcar e sódio são passos que precisam ser feitos.

O desafio maior para combater a obesidade infantil é convencer a criança a ter uma alimentação saudável, já que ela está acostumada com alimentos industrializados, açucarados e gordurosos. Uma forma de ajudar é enfeitando a comida, fazendo formas de animais, brinquedos, casas com verduras e legumes, transformando o momento da alimentação em uma atividade lúdica e saudável.

Mude a rotina alimentar e física do seu filho, para que ele ou ela tenha um futuro de vida cheio de qualidade! Somos o que comemos.


Conheça a especialista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @nassaranutricionista

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Seja um (a) colunista

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas