Portal da Cidade Paranavaí

Emagrecimento

O perigo dos atalhos para emagrecer envolvendo remédios que dizem ser naturais

A nutricionista Nassara Jorge alerta que não existe um remédio ou uma fórmula "mágica" para emagrecer de forma saudável.

Postado em 13/12/2019 às 07:59 |

As pessoas, geralmente, têm um padrão social de corpo. Às vezes, muitas podem ter um leve sobrepeso e buscar “caminhos” perigosos para atingir esse padrão. No entanto, há exceções, como quem tem obesidade e precisa perder peso pela saúde.

Os “atalhos” para emagrecer de forma mais fácil e rápida, muitas vezes, por meio de remédios que prometem milagres, mas que também podem levar a morte.

Todo produto, com fins terapêuticos, precisa de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com informações sobre o fabricante e composição, mesmo que seja um feito à base de plantas. Os “remédios milagrosos” geralmente são vendidos pela internet, em que todo mundo pode ter acesso.

(Foto: Reprodução/Mundo Boa Forma)

Estudos mostram que, em certos produtos, foram detectados a presença de sibutramina, substância inibidora de apetite, usada no tratamento da obesidade e que só pode ser comprada com receita médica.

A fabricação desses materiais, muitas vezes, é feita de maneira improvisada, sem a mínima condição de higiene e usam muitos produtos ilícitos, como misturas variadas de doses de anfetamina em cada comprido.

A morte de uma catarinense, de 27 anos, após tomar remédio para emagrecer, “acendeu” a preocupação de médicos e da polícia para a venda indiscriminada de produtos que são rotulados como naturais.

Segundo o portal G1, em abril deste ano ela foi encontrada morta em casa, sem sinais de violência. O legista do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina encontrou diazepam com sibutramina no organismo da vítima.

Diazepam muitas pessoas usam e a sibutramina é autorizada, mas com doses que devem ser fiscalizadas pelo médico. Nós não temos a capacidade de entender quantas vezes tomar. Não existe milagre para emagrecer!

(Foto: Reprodução/Cyber Dieta)

O emagrecimento acontece por uma estrutura, onde a base é uma alimentação saudável, a nutricionista tem um papel importante, assim como o profissional de educação física e o médico, quando, eventualmente, é necessário um tratamento com medicamentos.

É ilusão pensar que um remédio sozinho ou uma fórmula de um composto mágico vai fazer com que a pessoa perca peso de forma saudável.


Conheça a colunista

A nutricionista, Nassara Radige Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Instagram e Facebook

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, Rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário