Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

O grande desafio do seu sucesso está dentro de você

De um atleta de alto desempenho a um empresário de grande sucesso, ambos só chegam o topo aprendendo e conhecendo seus medos, limites e ansiedades

Postado em 07/03/2019 às 08:00 |

Conteúdo Patrocinado

Em todos os esportes ou meios de competição, o atleta que busca ter resultados e ser o vencedor, independente do esporte, deverá empreender árduos treinos, ter foco, dedicação, engajamento, planejamento e, o principal, Inteligência Emocional.

Desde um atleta de alto desempenho ao empresário de grande sucesso, ambos só chegam ao topo aprendendo e conhecendo quais são  seus medos, limites e ansiedades, ou seja, conhecendo suas emoções e sabendo exatamente como agir quando surgirem.

É um grande desafio aprender a identificar as emoções e agir controladamente em determinadas situações, isto é, encontrar uma forma de obter o poder de resiliência, o autocontrole, a automotivação e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Pensando com clareza, parece ser impossível controlar-se emocionalmente em determinadas situações; porém, com treinamento e aplicação de técnicas específicas, aprender-se-á a tomar a decisão correta em momentos onde o gatilho das emoções for acionado.

O conceito de Inteligência Emocional foi desenvolvido por Daniel Goleman, um jornalista cientifico, e seus cinco pilares são:

- Autoconhecimento emocional;

- Controle emocional;

- Automotivação;

- Empatia;

- Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais).

Esses cinco pilares são a CHAVE para construir um novo modelo mental, e as principais vantagens de alcançar ao serem desenvolvidos são:

- Desconcentrar os níveis de ansiedade e estresse;

- Melhorar os relacionamentos interpessoais;

- Maior clareza nos objetivos e ações;

- Melhorar a capacidade de tomada de decisão;

- Melhorar a administração do tempo e produtividade;

- Aumentar o nível de comprometimento com suas metas;

- Ter mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;Ter a autoestima e autoconfiança consolidadas;

- Obter maior performance pessoal.

Portanto, reconhecer e saber lidar com as emoções  que são “destrutivas’ é a chave para alcançar os seus objetivos, podendo ser considerado como dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional.

“Quando eu digo controlar emoções me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica.”  Daniel Goleman.


SOBRE A ESPECIALISTA

A Coach Mariana Vian, é Analista Comportamental –Software Coaching Assessment, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Recrutadora de Talentos, realiza assessoria e prestação de serviços no recrutamento e seleção de colaboradores, nos mais diversos níveis hierárquicos e atividades. Ela também realiza atividades como Life Coach.


Serviço

Mariana é Proprietária da empresa GESTCOACH. Ela atende na Psicoclínica, Rua Guaporé, 1881 – Centro. Telefone: 99136-5556 ou 3045-5010.

 

Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam necessariamente as posições do Portal da Cidade Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário