Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Motive e transforme seu ambiente de trabalho: seja um líder

Atualmente, ser um líder tornou-se uma competência, por isso, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente de ter nascido com esse “dom”.

Postado em 07/05/2019 às 07:10 |

(conteúdo patrocinado)

Liderar é a capacidade de influenciar! Essa habilidade pode ser treinada e desenvolvida para que o indivíduo possa criar comportamentos específicos que colaborem para atingir seus objetivos. O coaching é um processo em potencial para trazer grandes resultados de alinhamento e expansão para um líder se desenvolver.

Todo líder tem visão de futuro, inspiração e motivação. É importante que possamos identificar a capacidade de liderar em alguém e usar isso como algo para nos ajudar a crescer, apoiar e incentivar. Posteriormente, essa capacidade que deve ser estudada, aprimorada e, assim, se tornar competência.

(Foto: Reprodução/Site Evolução Humana)

A liderança está mais próxima do que imaginamos. Ela faz parte de nossas vidas desde a infância. Quando olhamos crianças brincando no pátio de uma escola, observamos que existem meninos e meninas que são o centro das atenções das outras crianças. Esses “pequenos líderes” são admirados pelos demais, definem as brincadeiras, organizam as atividades e mobilizam a turma.

“Líderes Natos” são aqueles que nasceram para inspirar pessoas positiva ou negativamente. Hoje, ser um líder, se tornou uma competência, por isto, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente de ter nascido com esse “dom”.

Como construir um líder? Comece por dentro!

Um passo importante para a construção de um líder é saber como compor bons valores para a sua equipe, sendo necessário que olhe, primeiramente, para si.

É necessário percorrer um caminho em que a pergunta inicial seja “Quem sou eu?”, para que esse líder consiga entender quais são os seus propósitos. Quando ele estiver seguro de si, certamente irá transmitir essa segurança aos seus colaboradores e a sua gestão será facilitada.

Acredite em você

Outro passo importante é desenvolver autocontrole na posição de liderança. Para isso, alguns itens são importantes:

1) Autoanálise: é a partir do conhecimento prévio de si que é possível mapear possíveis reações e trabalhá-las;

2) Experiência: resgatar a memória de outros momentos que já foram superados para auxiliar no momento presente;

3) Estratégia: traçar planos para determinados cenários;

4) Equilíbrio: entre a vida pessoal e o trabalho.

Trabalhe em equipe

O líder precisa criar o clima de confiança na equipe. Líderes contemporâneos devem alinhar seus discursos com suas práticas e, por isso, os exemplos daquilo que almeja devem ser executados a partir de si mesmo. Além disso, deve sempre aprimorar suas competências, utilizando-se e cercando-se de ferramentas e estratégias que ofereçam suporte para potencializá-las.

(Foto: Reprodução/Site Brasil Assessoria)

Seja um “líder apaixonado” e esteja presente

Liderança exige presença, ela é, basicamente, feita de relacionamento. Seja um “líder apaixonado” ao se relacionar com pessoas. Quando o líder está verdadeiramente presente todos os dias no ambiente relacional, passa a conhecer cada membro da sua equipe, cada competência e habilidade. Desta forma, ele saberá ouvir e inspirar seu time.

Para motivar e engajar sua equipe, vamos estabelecer alguns checkpoints:

1) Deixe os objetivos claros;

2) Dê feedbacks constantes;

3) Conheça seus colaboradores;

4) Dê recompensas significativas;

5) Reconheça o trabalho de seus liderados.

Bons líderes transformam

Todo líder acreditado rompe algumas tradições impostas. Essa “quebra” ajuda a inovar, pois líderes estão sempre criando, rompendo, transformando, mudando e gerando resultados diferentes. Contudo, os principais desafios de uma liderança são:

1) Inspirar e criar visão de futuro;

2) Dar exemplo e mostrar competência;

3) Inovar, transformar e mudar;

4) Delegar e empoderar;

5) Motivar e engajar.

Líder, saiba que está no caminho certo. A partir do momento que você está inspirando pessoas com propósito, gerando um valor para o mundo, você deixa seu legado.


Sobre a especialista

A Coach Mariana Vian, é Analista Comportamental –Software Coaching Assessment, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Recrutadora de Talentos, realiza assessoria e prestação de serviços no recrutamento e seleção de colaboradores, nos mais diversos níveis hierárquicos e atividades. Ela também realiza atividades como Life Coach.

Acompanhe mais dicas pelas redes sociais: Facebook e Instagram

Serviço

Mariana é Proprietária da empresa GESTCOACH. Ela atende na Psicoclínica, Rua Guaporé, n° 1881 – Centro. Telefone: (44) 99136-5556 ou (44) 3045-5010.


Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam necessariamente as posições do Portal da Cidade Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário