Portal da Cidade Paranavaí

Nutrição

Mitos e verdades sobre os adoçantes

A nutricionista Nassara Jorge explica qual o efeito do adoçante sobre o cérebro e se é ou não prejudicial a saúde.

Postado em 15/06/2020 às 11:35 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Você acha que o adoçante faz bem para o seu organismo e auxilia no emagrecimento? É perda de tempo acreditar que os adoçantes são saudáveis e auxiliam na dieta. Além de muitos fazerem mal, também aumentam a compulsão alimentar.

Adoçantes também podem diminuir a atividade do hipotálamo, que é o centro da fome no cérebro. A principal fonte de energia para o nosso cérebro é o açúcar e o adoçante é formado por edulcorantes que resultam no adocicado do produto, ou seja, ele não é naturalmente doce.

Ao ingerirmos o adoçante, nosso cérebro acha que está "entrando energia", quando na verdade ofertamos uma substância química ao organismo que não reconhecemos. Esse processo leva a excitação de neuropeptídeos ligados ao centro da saciedade que estimulam a fome, pois a entrada de substâncias químicas não irá nutrir o nosso cérebro.

(Foto: Klaus Arras/Stockfood/SAÚDE é Vital)

O adoçante também é um perigo para pacientes hipertensos e que retém muito liquido, pois muitos contêm sódio em sua composição.

A melhor opção é escolher moderadamente os açúcares com menor índice glicêmico como o de coco, demerara ou mascavo. Em alguns casos específicos, como diabetes descontrolada ou diabetes gestacional, os adoçantes menos piores são stevia ou o xylitol, sem frequência de uso e moderação na quantidade.

O ideal é que seja reduzido o hábito de consumo de produtos industrializados e aumento do consumo de produtos naturais e com o poder do adoçar do próprio alimento.


Conheça a colunista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @nassaranutricionista

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Conteúdo de responsabilidade da colunista .

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário