Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Implante anticoncepcional: conheça o contraceptivo da mulher moderna

O IMPLANON NXT é um pequeno dispositivo implantado com anestesia local. Ele tem menos efeitos colaterais, se comparado às pílulas, e é mais seguro.

Postado em 10/05/2019 às 08:10 |

(Conteúdo Patrocinado)

O IMPLANON NXT é um anticoncepcional em forma de bastão com 4 cm de comprimento. Ele é inserido, após anestesia local, na região subcutânea da parte interna do braço da mulher. É o método contraceptivo mais seguro, com mais de 99% de eficácia e índice de falha de 0,05%. Em termos de comparação, o dispositivo intrauterino (DIU) Mirena falha 0,2%, já a pílula chega a 9% de falha.

(Foto: Reprodução/Site Dicas da Doutora)

Esse método possui liberação lenta e progressiva, pois é feita por meio de microdosagens diárias e tem menos efeitos colaterais por possuir uma baixa concentração hormonal. O único hormônio presente em seu interior é o etonogestrel (progesterona).

Portanto, o IMPLANON NXT é livre de estrogênio, hormônio presente na maioria das pílulas anticoncepcionais, que é vasoconstritor, ou seja, diminui o calibre dos vasos por meio da contração de suas fibras musculares. Além disso, esse tipo de hormônio é contraindicado para mulheres que amamentam, são hipertensas, tem riscos para doenças tromboembólicas, que formam coágulos nos vasos sanguíneos, ou fumantes.

(Foto: Reprodução/Site Dra. Marcela Queiroz)

O procedimento é realizado em consultório e feito pela ginecologista. Tem durabilidade de até três anos e pode ser retirado facilmente quando a paciente desejar.

Para quem é indicado?

- Mulheres que esquecem de tomar a pílula e/ou não querem usar estrogênio;

- Mulheres que sofrem com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM);

- Mulheres que estão no período do pós-parto e/ou amamentação;

- Mulheres que nunca engravidaram e/ou não querem inserir o DIU;

- Mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, Miomas e/ou irregularidade menstrual;

- Mulheres que sofrem com Endometriose;

- Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adolescentes.

Quais os principais benefícios?

- Rápido retorno à fertilidade após a retirada do dispositivo;

- Diminui o fluxo menstrual, algumas mulheres, inclusive, não menstruam por três anos.

Ficou com dúvida?

Deixe sua pergunta ou agende uma consulta para sua avaliação.

 

Sobre a Especialista

Nara Chiamulera é Ginecologista e Obstetra (CRM/PR: 31.042 - RQE: 20313). Trabalha com pré-natal, parto humanizado e puerpério, anticoncepção, inserção de DIU/MIRENA, implantes hormonais, cirurgia cosmética ginecológica e saúde sexual.

Serviço

A Ginecologista e Obstetra, Nara Chiamulera, atende na Clínica Humaniter, localizada na Rua Amapá, n° 1800, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3423-5969

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: InstagramFacebook.

 

Este texto é de total responsabilidade da colunista. As opiniões expressas nele não representam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 

Fonte:

Deixe seu comentário