Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Ventosaterapia: conheça a técnica usada para melhorar a circulação e aliviar dor

Tratamento feito com ventosas melhora a circulação sanguínea e auxilia no alívio de dores causadas por entorses, distensão ou fadiga muscular e outros

Postado em 25/04/2019 às 08:20 |

(Conteúdo Patrocinado)

A ventosa ganhou notoriedade quando o nadador Michael Phelps apareceu cheio de hematomas roxos pelo corpo durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O craque brasileiro Neymar é outro atleta famoso que lançou mão do recurso desde que defendia o Barcelona.

Nadador Michael Phelps com marcas da ventosaterapia. Foto:Reprodução/ Internet

O que é a ventosaterapia?

A ventosaterapia é um tratamento no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. 

Indicações

O tratamento com ventosas é indicado para várias patologias, em especial, para o alívio de dores. No alívio de dores, podemos utilizá-lo em traumas como entorses, distensão muscular, contraturas ou simplesmente para aliviar a fadiga muscular

Benefícios

- Aumento da circulação sanguínea local;

- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;

- Fortalece os vasos sanguíneos;

- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações.

Como é realizado o tratamento?

O tempo de duração varia entre 10 a 20 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 10 sessões realizadas uma vez por semana durante 10 semanas consecutivas. 

Pode-se ainda usar as ventosas associadas a outras técnicas como o agulhamento a seco (Dry-Needling) e a acupuntura.

Contraindicações

- Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;

- Varizes;

- Feridas;

- Febre;

- Fratura no local a ser tratado.

Como diminuir a dor e as marcas roxas da ventosa?

Quando é usada uma grande quantidade de vácuo, o local de tratamento pode permanecer dolorido por cerca de cinco dias. A pessoa poderá ficar com marcas roxas no corpo, porque logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa, pode-se observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge. Sendo assim, realizamos o tratamento com pouco vácuo e atento ao aparecimento das marcas roxas. Mas, caso apareça marcas roxas e o paciente fique com a região dolorida, a recomendação é que não se desespere. Um banho morno e massagem na região que foi tratada com óleo de rosa mosqueta é um excelente tratamento para evitar a dor e marcas na pele depois do tratamento.

Serviço

O Dr. Denis Rafael Graciotto atende na Vitalitê Clínicas - Centro de Terapia Regenerativa e Tratamento da Dor, que fica na Rua Salgado Filho, 1250. Telefone: (44)  3062-2993. 

Fale com Dr. Denis pelo Whats App ou Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Acesse também o site: https://www.drdenisgraciotto.com.br/

Sobre o Especialista

Denis Rafael Graciotto é:

Fisioterapeuta

Especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva.

Pós-Graduando em terapia ortomolecular

Formação em equilíbrio neuro muscular - França

Formação em podoposturologia - França

Formação em osteopatia - Escola de Osteopatia de Madri

Formação em Dry-Needling - EUA

Formação em terapia por ondas de choque

Formação em Ozonioterapia


Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí 

Fonte:

Deixe seu comentário