Portal da Cidade Paranavaí

Novidade

Kyleena: novo contraceptivo intrauterino apresenta menos efeito colateral

A ginecologista e obstetra, Nara Chiamulera, garante que o contraceptivo DIU kyleena é o que apresenta a menor dosagem hormonal entre todos os DIU’s.

Postado em 16/10/2020 às 07:32 |

Nara atende na Clínica Humaniter, rua Amapá, 1800, Centro, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade da colunista|

O contraceptivo kyleena é um novo DIU reversível, de baixa dosagem hormonal, inserido no útero em forma de “T”, que libera baixas dosagens de apenas um hormônio progesterona, chamado levonorgestrel.

Esse método pode ser usado por mulheres que já iniciaram relações sexuais. O dispositivo foi projetado para se adequar às que procuram baixas dosagens hormonais com menos efeitos colaterais ou que possuem o canal do colo uterino mais estreito ou com uma cavidade uterina menor, como as adolescentes ou mulheres que ainda não tiveram filhos.


Leia também:

HPV: conheça as 10 principais dúvidas sobre o papilomavírus humano


Após ser inserido no útero, o kyleena libera diariamente uma pequena quantidade de levonorgestrel. Esse hormônio provoca uma ação inflamatória local, afinando o endométrio (camada interna do útero) e espessamento do muco cervical, impedindo a progressão dos espermatozoides na cavidade uterina e, consequentemente, a fecundação dos óvulos. O bloqueio da ovulação também pode ocorrer em alguns casos.

(Foto: Reprodução/Dr. Fernando Guastella)

Características do DIU kyleena:

  • Baixa dosagem hormonal: 19,5mg. A menor dose hormonal entre os DIU's, proporcionando menos efeitos colaterais, como tontura, ganho de peso, diminuição da libido e alterações do humor;
  • Alta eficácia: mais de 99% de eficácia para cada ano de uso;
  • Segurança: perfil de segurança favorável e os eventos adversos mais frequentes são típicos dos relatados entre usuárias do DIU hormonal;
  • Comodidade na inserção: aplicador mais fino e dispositivo com dimensões menores, podendo ser usado por mulheres que nunca engravidaram, com menos desconforto na aplicação.


Diferenças entre os DIU kyleena e mirena:

  • Kyleena libera menos hormônio;
  • Kyleena é ideal para as mulheres que buscam contracepção de longa ação, com desejo de reduzir os dias de sangramento, mas sem abolir a menstruação. Já o mirena, além do efeito contraceptivo, pode ser usado para controle de sangramento uterino não associado a doença e para proteção do aumento da camada de células dentro do útero (endometrial) durante terapia de reposição com hormônio estrogênio;
  • Kyleena é menor e mais fino, por isto sua inserção é mais fácil e menos dolorosa.

Esse DIU é uma novidade para as mulheres que buscam um método contraceptivo de longa duração, eficaz, seguro e com baixa quantidade de hormônios. Portanto, é importante discutir essas opções de tratamento com seu ginecologista para identificar qual método é mais adequado para o seu caso.


Conheça a especialista

A ginecologista e obstetra, Nara Chiamulera (CRM/PR 31.042, RQE 20313), trabalha com pré-natal, parto humanizado e puerpério, anticoncepção, inserção de DIU/Mirena, implantes hormonais, cirurgia cosmética ginecológica e saúde sexual.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @dranarachiamulera

Serviço

Nara atende na Clínica Humaniter, rua Amapá, 1800, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3423-5969, (44) 3423-1486 ou (44) 3423-3877

WhatsApp: (44) 99858-4881


Seja um (a) colunista

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário