Portal da Cidade Paranavaí

Fisioterapia

Insuficiência mitocondrial: possível causa da fibromialgia

O fisioterapeuta Denis Graciotto explica o que pode causar a insuficiência mitocondrial e como evitar que as células fiquem sem energia.

Postado em 28/09/2020 às 13:00 |

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade do colunista|

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo, seja nos músculos ou nas articulações. Junto com as dores surgem sintomas como cansaço, sono não reparador (sensação de que não dormiu) e problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.


Leia também:

Por que ciclistas devem usar palmilhas personalizadas?


A falta de energia às células pode ser causa da doença? Como produzir energia para as células? 

Todas as células necessitam de energia para funcionar e há duas maneiras para obter essa energia:

  • Fosforilação oxidativa: normalmente a energia é fornecida pelas mitocôndrias na forma de ATP (trifosfato de adenosina), através desse processo que requer oxigênio e é extremamente eficiente. Essa é a forma com que a grande maioria da energia é produzida durante a maior parte do tempo.
  • Glicólise: ela não requer oxigênio, apenas açúcar. Esse processo é extremamente ineficiente e o resultado é a produção de grandes quantidades de ácido láctico. É este acúmulo de ácido láctico que causa dor, tristeza, sensação de cansaço, amortecimento dos músculos e dificuldades de movimento.


Dentre os prováveis responsáveis pela dor constante estão os problemas no sistema dopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no hormônio de crescimento, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino. 

A insuficiência mitocondrial seria uma das causas da fibromialgia?

Se as mitocôndrias não fornecem energia suficiente para a célula, o processo muda para glicólise, com um consequente acúmulo de ácido láctico.

Existem muitas causas para insuficiência mitocondrial, algumas delas são a falta de nutrientes como D-ribose, magnésio, vitamina B3, coenzima Q10 e acetil L-carnitina.

Baixos índices de antioxidante fazem com que as mitocôndrias fiquem danificadas pela atividade bioquímica. Um organismo com bom índice de antioxidantes ajuda na proteção contra esses danos secundários. Os antioxidantes mais comuns para se controlar são coenzima Q10, glutationa peroxidase e superóxido dismutase.

A fibromialgia é doença que requer tratamento multidisciplinar, portanto não se use medicamentos ou realiza qualquer tratamento sem a orientação de um profissional qualificado.


Conheça o especialista

O fisioterapeuta, Denis Graciotto (Crefito/8-63999-F), é especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Tem formação em neuromodulacão não invasiva, equilíbrio neuro muscular (França), podoposturologia (França), osteopatia (Madri), Dry-Needling (Estados Unidos), terapia por ondas de choque e ozonioterapia. Também é pós-graduando em terapia ortomolecular.

Acompanhe o especialista pelo Facebook e Instagram: @drdenisgraciotto ou acesse o site drdenisgraciotto.com.br

Serviço

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3062-2993

WhatsApp: (44) 99965-6789


Seja um (a) colunista

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário