Portal da Cidade Paranavaí

Desenvolvimento

Entenda como despertar seu potencial e atingir um alto desempenho

A consultora empresarial, Elen Cristina, explica que para alcançar seus objetivos é necessário conhecer seus talentos, por que usá-los e como fazer isso.

Postado em 21/08/2019 às 08:10 |

Opinião

Existem momentos em nossas vidas que temos a sensação de estar presos a um lugar, um trabalho ou um relacionamento, sem saber o verdadeiro motivo de estarmos ali.

Agimos como se estivéssemos isolados. Não enxergamos as possibilidades. Ficamos sem perspectivas da nossa trajetória. E repetimos os mesmos passos sem sair do lugar.

Como saber se estamos escolhendo as melhores decisões? 

O essencial diz respeito a você mesmo e ao seu grau de autoconhecimento e percepção de si: onde você está? O que está fazendo? Aonde quer chegar? O que precisa fazer para isso?

A partir deste momento, é necessário entender quais caminhos tomou para chegar onde está e também o que precisa fazer de diferente para obter resultados melhores.

Nossas ações precisam ter um propósito. É preciso sonhar e acreditar nos sonhos. No entanto, só isto é insuficiente. É preciso construir um plano de ação e um padrão mental para conquistá-los. Se suas escolhas não estiverem alinhadas com seus valores internos, vai faltar motivação e atitudes. É preciso ter planejamento.

É fácil se perder nos ganhos a curto prazo e esquecer de construir as conquistas que exigem dedicação a longo prazo. O alcance de um propósito resulta das atitudes construídas todos os dias.

O psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, Martin Seligman, conhecido mundialmente como o criador da psicologia positiva, constatou que as pessoas que se mantêm satisfeitas por mais tempo conhecem as próprias fortalezas e as aplicam na rotina do trabalho e na vida pessoal. Além disso, entendem que essas características são empregadas para produzir benefícios coletivos.

Para se desenvolver em níveis máximos é importante fazer uma autoavaliação. É preciso entender 1) quais os talentos naturais que um indivíduo tem; 2) por que está motivado a usá-los e 3) como prefere usá-los. A obtenção de alto desempenho requer um melhor alinhamento desta tríade "talentos-valores-comportamentos".

A avaliação comportamental ajuda a explorar e conhecer suas potencialidades; alinhar seus valores às suas ações; adequar comportamentos e desenvolver competências que contribuem para seu crescimento; e formular um plano de desenvolvimento que concentre energia nos pontos necessários, estimulando e incentivando o que funciona, adequando e eliminando o que atrapalha.


Desperte seu potencial e desenvolva-se!


Sobre a especialista

A consultora empresarial, Elen Cristina, é graduada em administração de empresas com formação em professional e self coach, life coach, leader coach e analista comportamental. Atua como consultora desenvolvendo pessoas e negócios. Realiza atendimento individual com coaching executivo e coaching de carreira e performance.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Serviço

Elen atende em Paranavaí com horário marcado.

WhatsApp: (43) 99634-4242


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Deixe seu comentário