Portal da Cidade Paranavaí

OPINIÃO

Foco na entrevista: Tudo o que você precisa saber antes de um processo seletivo

Confira cinco dicas indispensáveis para quem quer ter sucesso em uma entrevista de emprego e conseguir a tão sonhada colocação no mercado de trabalho

Postado em 08/04/2019 às 08:20 |

(Conteúdo Patrocinado)

A entrevista de emprego é o ponto chave dentro do processo seletivo. Onde terá a chance de mostrar suas qualidades descritas no seu currículo para o recrutador. Este é o momento de tirar dúvidas, falar mais sobre as suas competências e, finalmente, mostrar que você é a melhor pessoa para ocupar o cargo.

Um ponto a seu favor, é saber qual é a empresa que estará recrutando. Prepare-se para esta vaga, estude a cultura da empresa, os valores e missão. Obtenha o máximo de informações a respeito da vaga em aberto, tenha a clareza de que esta vaga é adequada às suas competências. Sempre tenha o controle emocional, um bom comportamento. Entretanto, seja você mesmo. Se até aqui você não obteve sucesso em entrevistas, pare e repense onde pode estar errando, e reveja alguns aspectos para melhorar seu desempenho pessoal.

Abaixo, temos 5 dicas relacionadas para análise, que certamente contribuirão para uma melhor performance diante do recrutador:

Foto: Pexels

1 - Seja sucinto

Responda de maneira objetiva as perguntas. Estando seguro, você não se perderá em divagações. Para tanto, é preciso praticar bastante e ter autocontrole. Antes da entrevista, treine a sua apresentação, responda perguntas em frente ao espelho e tenha consciência de si mesmo. No dia da entrevista, mantenha o foco, porém, tenha cuidado para não parecer um robô. Seja sucinto, e não mecânico.

2 - Demostre interesse

Este contato pode ser único. Aproveite a oportunidade de entender melhor sobre a vaga na qual você se candidatou. Portanto, é importante que a entrevista seja uma via de mão dupla, aonde o recrutador irá te conhecer melhor, e você também conhecerá mais sobre a empresa. Faça perguntas interessantes, tire duvidas, mas não esqueça de ser sucinto e educado. Interaja, olhe nos olhos, demonstre interesse, pois mesmo que você não seja contratado neste momento, estará sendo visto por alguém, que em outra oportunidade poderá se lembrar de você.

3 - Desespero? Jamais

Faça o máximo de esforço para não parecer desesperado pela vaga. Mantenha-se tranquilo. Controle a ansiedade. Lembre-se, necessidade não é sinônimo de desespero.  

4 - Redes Sociais

Hoje em dia, as redes sociais se tornaram uma espécie de “extensão” do seu currículo. Quando selecionamos os currículos, uma das primeiras tarefas é pesquisar nas redes sociais, e ali captar mais informações sobre cada candidato. Cuide das postagens, o que anda curtindo, e até mesmo o que e quem está seguindo, para evitar incoerência com a sua posição profissional.

5 - Você será avaliado do início ao fim

Muitos candidatos, até possuem um excelente currículo. Porém, deixam muito a desejar nas relações interpessoais.  Se concentram apenas na entrevista, passando pelos demais setores da instituição de “cara fechada”, sem transmitir simpatia, ou ao menos educação. Gerando uma má impressão dos colaboradores com quem teve contato, o que pode pesar na decisão do responsável pela contratação.

Isto significa, que o candidato está sendo avaliado por “toda” a empresa, desde o momento em que chegou para a entrevista, e não somente pelo recrutador.

 Portanto, construa, desde a sua entrada, um bom relacionamento com as pessoas. Desde a recepcionista, passando por quem pode lhe servir um café, até chegar a pessoa que te entrevistará. Dê um bom aperto de mãos, olhe nos olhos, crie conexões.


Desta forma, faça uma autoanálise, em quais pontos ainda são necessários desenvolver. Seja assertivo desde a criação do seu currículo, direcionando-o para vagas pertinentes a sua formação e as suas habilidades. Tenha um foco na área em que pretende trabalhar, e invista em atualizar o seu conhecimento profissional e o autoconhecimento emocional.

Contudo, saiba que aos olhos de um recrutador, você não é apenas mais um candidato, e sim, um talento procurando o seu lugar para brilhar. Não desista.


SOBRE A ESPECIALISTA

A Coach Mariana Vian, é Analista Comportamental –Software Coaching Assessment, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Recrutadora de Talentos, realiza assessoria e prestação de serviços no recrutamento e seleção de colaboradores, nos mais diversos níveis hierárquicos e atividades. Ela também realiza atividades como Life Coach.


Serviço

Mariana é Proprietária da empresa GESTCOACH. Ela atende na Psicoclínica, Rua Guaporé, 1881 – Centro. Telefone: 99136-5556 ou 3045-5010.

 

Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam necessariamente as posições do Portal da Cidade Paranavaí.


Fonte:

Deixe seu comentário