Portal da Cidade Paranavaí

Crescimento

Entenda porque precisamos aprender a lidar com opiniões diferentes

A consultora empresarial Elen Cristina afirma que o autoconhecimento é primordial para chegar a um convívio harmônico e pleno com os outros.

Postado em 21/01/2020 às 11:27 |

Todos temos algum motivo para tentar compreender aqueles que estão a nossa volta. Você já teve a sensação de que não conhece bem alguém que convive diariamente? Um dos nossos maiores desafios como seres humanos talvez seja conseguir estabelecer relações harmoniosas com os outros.

O fato é que mesmo que o mundo seja o mesmo para todos, cada indivíduo o vê de uma forma, de acordo com seus interesses e crenças. Neste ponto, o desafio toma grande proporção, pois temos que juntar as diferenças, preservando a individualidade e história de cada um, sem perder de vista o bem comum.

É fundamental saber manejar todas estas diversidades de personalidades e opiniões, de maneira adequada, conforme exigências e necessidades. Muitos pensam que o convívio harmonioso só pode existir se eliminarmos a possibilidade do conflito. Esta é uma falsa questão, pois conflitos são necessários, e podem ser benéficos se encarados com maturidade.

O desafio não é só evitar o conflito, mas refletir sobre suas causas e consequências e aceitar que ele faz parte da construção de uma solução e de um ciclo evolutivo. Porém, muitas vezes não sabemos o que se passa com o outro, não sabemos o motivo das pessoas agirem de determinada maneira, porque fazem o que fazem.

Se você quer compreender melhor o que a outra pessoa pensa ou sente é preciso desenvolver as habilidades de observar, olhar nos olhos, observar comportamentos, compreender os gestos dos outros. Quase sempre é por meio desses sinais que alguém expressa concordância ou discordância com algum assunto.

Diferenças e divergências não se constituem necessariamente em obstáculos, se soubermos trabalhar com elas, as adversidades e divergências costumam ser ótimas oportunidades de transformação. Muitas vezes por não compreender ou aceitarmos uma crítica, rejeitamos oportunidades que poderiam nos trazer conhecimento e aprendizagem.

Neste momento o autoconhecimento torna-se um aliado, ter consciência plena de quem você é, quais seus talentos, limites e potencialidades, é primordial para chegar a um convívio harmônico e pleno com os outros. Afinal, se não sabemos o que se passa dentro de nós se não temos claro o que somos e o que queremos, como seria possível compreender isso sob a perspectiva do outro?


Conheça a colunista  

A consultora empresarial, Elen Cristina, é graduada em administração de empresas com formação em professional e self coach, life coach, leader coach e analista comportamental. Atua como consultora desenvolvendo pessoas e negócios. Realiza atendimento individual com coaching executivo e coaching de carreira e performance.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram

Serviço

Elen atende em Paranavaí com horário marcado

WhatsApp: (43) 99634-4242


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Deixe seu comentário