Portal da Cidade Paranavaí

Boa alimentação

Consumir carnes processadas pode causar diversos danos à saúde

A nutricionista Nassara Jorge explica detalhadamente como as carnes processadas podem fazer mal ao organismo se consumidas de forma exagerada.

Postado em 15/09/2020 às 07:36 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade da colunista|

A carne processada é um produto fresco, geralmente feito a partir de carne bovina, suína, de frango e de peru, que foi alterado a partir de seu estado original, sendo submetido a uma ou mais fases de transformação ou elaboração, como moagem, adição de ingredientes e aditivos, cozimento, entre outros processos.

O que muda a aparência, textura e sabor do alimento, aumenta a “vida de prateleira”, proporciona praticidade, entre outros aspectos tecnológicos que visam aumentar a aceitação do consumidor.

Os principais exemplos de carnes processadas e seus derivados presentes no mercado são: presunto, mortadela, salsichas, linguiças, salames, patês, carnes enlatadas, caldos de carnes concentrados, entre outros.



Leia também:

Confira a lista de alimentos que devem ser evitados na gravidez


Carnes processadas, de uma forma geral, são muito gordurosas, têm muito sódio, atrapalham no processo de cicatrização e tendem a aumentar o colesterol ruim (LDL) do corpo. Vale destacar que o consumo exagerado desse tipo de carne também pode levar à obesidade, portanto, todo cuidado é pouco!

O problema, na verdade, está no consumo excessivo desses alimentos, que podem ser muito prejudiciais a longo prazo. Mas, caso você coma uma vez ou outra um cachorro-quente, uma pizza que contenham esses produtos, por exemplo, não será dessa forma que ficara doente. Tenha equilíbrio para ter sua saúde em dia!

As carnes processadas são perigosas para o consumo, pois podem colaborar para o surgimento de algumas doenças, como hipertensão, câncer, obesidade, entre outras. Em outubro de 2015, as carnes processadas foram rotuladas como alimentos carcinogênicos pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC).

Além de serem consideradas cancerígenas, as carnes processadas têm um alto teor de gordura e substâncias químicas que podem ser tóxicas para o organismo. Caso você consuma muitos embutidos e alimentos defumados, são grandes as chances de desenvolver algum problema cardíaco, que, a longo prazo, leva a possíveis infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVCs).


Conheça a colunista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @nassaranutricionista

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Seja um (a) colunista 

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário