Portal da Cidade Paranavaí

Desenvolvimento

Aprenda o que é e porque ter um envelhecimento ativo

A diretora do Supera, Giuliana Asse, destaca a importância de um aprendizado ao longo da vida, inclusive, após os 60 anos.

Postado em 03/07/2020 às 09:00 |

O Supera fica na rua Doutor Farias Bandeira, 20, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

Você sabe o que é envelhecimento ativo? Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um documento intitulado “Envelhecimento Ativo”, em que define que o envelhecimento ativo é um processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, propiciando qualidade de vida às pessoas na medida em que elas vão envelhecendo.

Esse processo também está vinculado com melhores condições de vida, como acesso às imunizações, saneamento básico, avanço tecnológico para tratamentos na saúde, entre outros.


Leia também:

Depressão: atividades cognitivas podem ajudar os idosos a superar a doença


Recentemente, o aprendizado ao longo da vida foi outro aspecto incorporado aos pilares do envelhecimento ativo. Portanto, promover o acesso à aprendizagem e à educação é uma forma de pensar na promoção de um envelhecimento saudável.

É importante entender que o envelhecimento ativo não é um termo sinônimo e isolado de estar fisicamente ativo, pois caracteriza um processo de envelhecimento com oportunidades, atividades e significados, ou seja, é a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.


Agora que você está familiarizado com o conceito, leia algumas dicas do que fazer para promover o envelhecimento ativo nessa época de quarentena:

  • Possuindo o conhecimento adequado do que é uma doença e de como se prevenir, estamos nos protegendo e promovendo o pilar do aprendizado ao longo da vida. Se conseguirmos tomar os cuidados necessários para nos protegermos contra a covid-19, podemos ter a saúde física, que proporcionará o bem-estar mental e social;
  • Exercícios para o cérebro. Atividades intelectuais, como as do Supera, promovem o pilar do aprendizado ao longo da vida e também a saúde mental e participação social;
  • O autocuidado fortalece o nosso sistema imunológico. Tendo acesso a uma boa alimentação, às práticas de atividades físicas, boa qualidade de sono, mantendo a participação social na comunidade e agindo com segurança, não deixando que a covid-19 se espalhe;

Que tal refletir sobre a importância de promover a sua saúde com os devidos cuidados em tempos de quarentena?


Conheça a colunista

A diretora, Giuliana Asse, é franqueada do Supera, maior rede de escola de ginástica para o cérebro da América Latina. A metodologia é baseada no estudo da neurociência, da educação e da aprendizagem. O local atende de crianças até idosos!

Acompanhe a escola pelo site metodosupera.com.br, Facebook ou Instagram: @superaparanavai

Serviço

O Supera fica na rua Doutor Farias Bandeira, 20, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3422-0491

WhatsApp: (44) 98412-3900. Clique aqui e agende uma aula experimental grátis!


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário