Portal da Cidade Paranavaí

Dermatologia

Entenda como é possível retardar o processo de envelhecimento facial

O dermatologista, Ricardo Montero, ensina que envelhecer é inevitável, no entanto, hoje, é possível escolher como envelhecer.

Postado em 07/05/2020 às 08:05 |

Ricardo atende na clínica Club Saúde, avenida Rio Grande do Norte, 1102, Centro, em Paranavaí.

Você sabe como funciona o processo de envelhecimento? Sabia que podemos alterá-lo, tanto com hábitos de vida saudáveis, como com procedimentos estéticos? Para entender esse processo precisamos saber que há dois tipos de envelhecimento: o extrínseco e o intrínseco.

O primeiro está relacionado aos hábitos de vida que aceleram o processo natural de envelhecimento. Dentre os comportamentos maléficos, temos a exposição excessiva ao sol, uso de cigarro, consumo de bebidas alcoólicas, dietas hipercalóricas e/ou muito restritivas, e poluição ambiental. É essencial evitar esses fatores para ter um envelhecimento saudável!

Já o envelhecimento intrínseco está relacionado ao processo natural de envelhecimento. Nesse caso, está envolvida a reabsorção e a remodelação óssea, que levam a perda de sustentação dos tecidos da face. Ocorre, também, a reabsorção de gordura em alguns pontos da face, assim como acúmulo em outros locais, levando a formação de bolsas de gordura, ou seja, a pele vai perdendo o colágeno, gerando flacidez e afinamento.

Entendendo esses fatores, começamos a perceber o aparecimento das olheiras com os olhos mais fundos, a formação do famoso "bigode chinês", o aparecimento da "bochecha de buldogue" e a perda do contorno facial, dando aquele aspecto de "rosto derretido".

Envelhecimento com aparecimento de rugas profundas, do "bigode chinês", das olheiras proeminentes, da "bochecha de buldogue", perda do contorno facial e face com aspecto derretido.

O envelhecimento ocorre ainda na superfície da pele. Com o passar do tempo, notamos que se torna mais comum o aparecimento de manchas, rugas finas e profundas e afinamento da pele. Um fator que influencia muito nas alterações mais superficiais da pele é a radiação solar.

Mas afinal, como podemos retardar o envelhecimento?

Podemos alterar o processo de envelhecimento dentro da nossa própria casa, por meio de mudanças no estilo de vida. Adoção de uma alimentação equilibrada, realização de atividade física, evitar vícios e, o principal, utilização de protetor solar, são hábitos realizados no presente que irão refletir no futuro. Uso de cosméticos e medicamentos também podem ser utilizados para reverter alguns sinais do envelhecimento.

Com o avanço da tecnologia, podemos contar com vários procedimentos dermatológicos realizados em consultório para combater os sinais do tempo.

Dentre os procedimentos, podemos citar os preenchedores, tecnologias para estímulo de colágeno, lasers, peelings, toxina botulínica, dentre outros. Com o entendimento do processo de envelhecimento junto de uma avaliação individualizada, o dermatologista faz uma programação terapêutica para cada paciente.

Procedimentos dermatológicos podem retardar os sinais do envelhecimento.

Envelhecer é inevitável! Porém, hoje, podemos escolher como envelhecer.


Conheça a colunista

O dermatologista, Ricardo Montero (CRM/PR 35.301, RQE 26.805), trabalha com dermatologia clínica, estética e cirúrgica em Paranavaí e Londrina.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @dr.ricardomontero_dermato

Serviço

Ricardo atende na clínica Club Saúde, avenida Rio Grande do Norte, 1102, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3070

WhatsApp: (44) 99943-9182


Conteúdo de responsabilidade do colunista.

Fonte:

Deixe seu comentário