Portal da Cidade Paranavaí

Fisioterapia

Entenda porque uma boa noite de sono pode diminuir as dores da fibromialgia

O fisioterapeuta, Denis Graciotto, explica a importância de manter uma rotina de sono, especialmente para pessoas que sofrem com as dores da fibromialgia.

Postado em 29/12/2020 às 07:41 |

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade do colunista|

Quem sofre com dores crônicas e fibromialgia sabe o quanto essas doenças atrapalham a realização de tarefas básicas do cotidiano. Além da dificuldade de cair no sono, acordar durante a noite é recorrente, além de o sono ser agitado, superficial e curto. Assim, ele não é restaurador e, junto com o cansaço, se tornam fatores que contribuem para uma má qualidade de vida.


Leia também:

Tratamento inovador para fibromialgia chega a Paranavaí


Um sono profundo pode representar uma compensação para a dor crônica que afeta os pacientes com fibromialgia. Isso quer dizer que quem tem o sono mais profundo, provavelmente experimentará dores com menor intensidade. O contrário também é verdade, ou seja, um sono ruim pode piorar a intensidade das dores no dia seguinte.

Dicas para melhorar o sono

Várias são as técnicas sugeridas, desde música suave, leitura, banho quente, aromas, exercícios de relaxamento. É importante também dormir e acordar em horários regulares, preferencialmente acompanhando a luz solar, favorecendo o ciclo biológico.

  • Durma em um ambiente confortável;
  • Estabeleça uma rotina para dormir melhor;
  • Tenha horário para dormir e fique atentos às suas refeições, procure jantar de duas a três horas antes de dormir;
  • Evite sonecas longas durante o dia;
  • Use técnicas de relaxamento;
  • Não faça uso de cafeína, tabaco ou álcool durante a noite.


Confira se há efeitos colaterais dos remédios

As pessoas que convivem com as dores da fibromialgia precisam tomar uma série de medicamentos. Existem alguns remédios que causam insônia, por isso é importante o paciente observar os medicamentos que está tomando e, caso apresente dificuldade para dormir, deve conversar a respeito com seu médico.

Fitoterapia

Alguns fitoterápicos como melissa, passiflora incarnata e mulungu podem ser um aliado ao sono reparador, mas cuidado! Não use substâncias sem prescrição de um profissional de saúde.


Conheça o especialista

O fisioterapeuta, Denis Graciotto (Crefito/8-63999-F), é especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Tem formação em neuromodulacão não invasiva, equilíbrio neuro muscular (França), podoposturologia (França), osteopatia (Madri), Dry-Needling (Estados Unidos), terapia por ondas de choque e ozonioterapia. Também é pós-graduando em terapia ortomolecular.

Acompanhe o especialista pelo Facebook e Instagram: @drdenisgraciotto ou acesse o site drdenisgraciotto.com.br

Serviço

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3062-2993

WhatsApp: (44) 99965-6789


Seja um (a) colunista 

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário