Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Uso de cremes cosméticos sem indicação profissional pode causar danos à pele

A pele fica sujeita a diversas reações alérgicas como coceiras, descamação e até queimaduras.

Postado em 22/02/2019 às 08:00 |

(Conteúdo Patrocinado)

Devido às  nomenclaturas complicadas, dificilmente o consumidor consegue identificar os componentes prejudiciais nos rótulos dos cosméticos. No entanto, ao se utilizar por conta própria um produto inadequado, a pele está sujeita à várias reações,como alergias, coceiras, descamação indevida da pele, hipersensibilidade no local, mini bolhas e algumas crostas.

O perigo ainda maior é quando não são apresentados os sintomas e a pessoa acha que a pele está bem. Nesses casos, os danos só vão aparecer a longo prazo.


O uso inadequado de alguns produtos, mesmo que regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode trazer problemas ao consumidor. Como é o caso de cremes clareadores, acompanhados ou não por descamação da pele, que prometem renovação celular, sem orientação profissional.

Esses cosméticos podem causar queimaduras de até segundo grau. Um perigo constante, uma vez que as pessoas têm livre acesso a esses produtos e não tomam os cuidados adequados, confiando que não fará mal à saúde.

O alerta também é para quem realiza misturas caseiras indicadas por blogueiras ou pessoas que não possuem conhecimento técnico, pois cada pele reage de uma maneira. O que pode ser bom para mim, pode não ser para você. Por isso, é necessário uma avaliação para cada tipo de pele e o caso precisa ser estudado isoladamente para obter o melhor resultado de acordo com o tratamento indicado.

Melasma causado pelo uso de ácido. (FOTO: Reprodução: Internet)


Alergia por uso de protetor solar inadequado para o tipo de pele. (FOTO: Reprodução: Internet)

Vale salientar que cosméticos importados possuem componentes que podem ser inadequados para o tipo de pele brasileira, acostumada ao clima tropical. Esses produtos são destinados a serem usados em regiões mais frescas e amenas, podendo maltratar a pele de quem utilizar no calor daqui.

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas, aumentando até mesmo o risco de câncer. Para todos os casos, procure sempre uma orientação profissional.

Serviço

As Esteticistas Anailla Giraldes e Érika Ramos atendem no Centro Estético Essência do Corpo, que fica na Rua Ettore Giovine, 2233, Jardim São Cristóvão.

Agende seu horário pelo celular: (44) 99886-7876 ou pelo (44) 3045-0002.

Conheça os outros serviços oferecidos pelo Centro Estético pelas Redes Sociais Facebook e Instagram.


Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí.  

 

Fonte:

Deixe seu comentário