Portal da Cidade Paranavaí

Crescimento

Conheça os cinco pilares para desenvolver a Inteligência Emocional

A consultora empresarial Elen Cristina diz que precisamos reconhecer e controlar nossas emoções para conquistar um estado emocional saudável.

Postado em 22/11/2019 às 06:30 |

A vida é cheia de desafios e inúmeras decisões devem ser tomadas diariamente. Em qualquer lugar e a todo o tempo, as pessoas são observadas, avaliadas e cobradas, o que resulta numa rotina de pressão constante. As emoções estão em toda parte e todas as pessoas vivem, direta ou indiretamente, sob o impacto delas.

Cada tipo de emoção nos conduz a uma ação, nos sinaliza e nos move para uma direção. Cada uma desempenha uma função específica e prepara nosso corpo fisiologicamente para uma resposta. As principais são: alegria, tristeza, medo, raiva, afeto, surpresa e repugnância. Tanto a escassez, quanto o excesso dessas emoções significam que algo precisa ser trabalhado.

O emocional é muito mais rápido que o racional. Isso porque enquanto a emoção leva o ser humano a agir, a razão faz com que ele pense e analise. Entender que somos movidos, principalmente, pela emoção é o primeiro passo para desenvolver a Inteligência Emocional (IE).

A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las ao nosso favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construir relações saudáveis, fazer escolhas conscientes e adquirir melhor qualidade de vida. 

O Ph.D, psicólogo e pesquisador, Daniel Goleman, elenca cinco pilares da IE: 

  1. Conheça as próprias emoções: observe e reconheça as emoções e o que sente em relação em cada situação e contexto;
  2. Controle as emoções: aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção; desta forma, tente enxergar sempre o lado positivo das coisas e lembre que cada situação possui diversas saídas, basta procurá-las;
  3. Automotivação: saber colocar as emoções a serviço de uma meta é essencial para manter-se focado e motivado; assim, encontre motivos e dê significados positivos à realização de uma tarefa ou objetivo de uma forma prazerosa e satisfatória;
  4. Empatia: aprender a se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções e entendendo seus comportamentos; e compreendendo o que precisam e querem;
  5. Saber se relacionar com os outros: compreendendo as diferentes opiniões e individualidades; essa é a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal.

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida ao entender os cinco pilares e aplicá-los diariamente. Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, que produzem comportamentos destrutivos e potencializam as emoções positivas para gerar os resultados desejados. 


Conheça a colunista 

A consultora empresarial, Elen Cristina, é graduada em administração de empresas com formação em professional e self coach, life coach, leader coach e analista comportamental. Atua como consultora desenvolvendo pessoas e negócios. Realiza atendimento individual com coaching executivo e coaching de carreira e performance.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram

Serviço

Elen atende em Paranavaí com horário marcado

WhatsApp: (43) 99634-4242


Conteúdo de responsabilidade da colunista.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário