Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Conheça o Stabilizer: Aparelho que ajuda no fortalecimento da coluna vertebral

Tratamento é indicado para dores agudas na coluna, reabilitação esportiva, osteoporose, hérnia de disco e outras disfunções lombo-pélvicas

Postado em 25/02/2019 às 08:00 |

(Conteúdo Patrocinado)

Quantas vezes já te falaram que é preciso fortalecer as costas para prevenir ou curar uma lesão como Hérnia de disco? Pois bem, o fortalecimento dos músculos da coluna vertebral é muito importante, mas é necessário isolá-los e fortalecê-los de uma forma especifica: chamamos isto de estabilização segmentar.

Mais de 80% da população mundial vai ter a experiência de dor lombar alguma vez na vida e, aproximadamente, 80% destas pessoas apresentam recorrência dentro de um ano após o primeiro episódio de dor lombar.

Sabe-se também, que esta dor pode desaparecer entre quaro a seis semanas, porém os músculos profundos locais (estabilizadores) permanecem em disfunção, inibidos.

Uma rápida aula de anatomia

Só para uma melhor compreensão, vou explicar alguns pontos importantes com relação à coluna vertebral:

Algumas funções:

- Proteger a medula espinhal e nervos espinhais: por isso as dores são fortes e intensas nessa região além de poder ser refletida em outros membros;

- Promover flexibilidade para o corpo: a coluna pode se mover para frente, para trás e para os lados além de fazer uma rotação sobre seu eixo;

 - Serve como ponto de fixação: costelas, cintura pélvica e os músculos dorsais;

- Auxilia na postura, locomoção e amortecimento;

A coluna tem algumas divisões: cervical, torácica, lombar e sacral, sendo a parte lombar uma das partes que mais tem movimentação e sofre a maior pressão. Uma coluna saudável tem curvaturas, essas curvas servem para dissipar as pressões e os discos que ficam entre as vértebras servem para amortecer.

O que segura toda essa estrutura na posição correta são os músculos, portanto se alguns músculos estiverem fracos ou encurtados, isso poderá acarretar em um desvio postural podendo levar a uma lesão.

 A estabilização segmentar terapêutica é uma técnica de tratamento criada por fisioterapeutas e pesquisadores australianos da Universidade de Queensland que visa devolver a função de estabilização de diferentes segmentos da coluna vertebral.  Faz parte da Terapia Manual, o qual consiste em utilizar as estruturas musculares para proteger as estruturas articulares e neurais, baseados no conceito do “controle motor”.

O treinamento pode ser feito por meio de exercícios específicos com o auxílio do aparelho Stabilizer. 

O que é o Stabilizer?


O STABILIZER é um dispositivo prático e de fácil utilização, que registra alteração da pressão em uma unidade cheia de ar, permitindo detectar movimentos corporais, especialmente da coluna vertebral durante o exercício. Especificamente utilizado para exercícios de proteção e estabilização de articulações, é importante no tratamento e prevenção de lombalgia. Utilizado para monitorar e fortalecer "feedback" dos movimentos do corpo durante o exercício.

Como funciona o tratamento com o aparelho?


Stabilizer para coluna cervical.

 Stabilizer para coluna cervical 

O tratamento objetiva a recuperação da contração conjunta e antecipada da musculatura do transverso do abdômen, multífido e fáscia tóraco-lombar, que agem como uma cinta interna, como diafragma e os músculos do assoalho pélvico. O tratamento se divide em quatro estágios respeitando os princípios do aprendizado motor. No primeiro são isoladas e treinadas as musculaturas da unidade interna sem carga. No segundo estágio treina-se a musculatura da unidade interna diminuindo a base de sustentação (ainda isolada, mas começando a associar-se com movimentos dos membros). No estágio seguinte, é efetuado o controle da musculatura da unidade interna associando movimentos funcionais. Finalmente, no quarto estágio, integram-se os músculos da unidade interna e unidade externa (músculos globais) nos movimentos funcionais adicionando velocidade com funcionalidade”. 

Ações e benefícios

- Monitora a manutenção da pelve neutra, posição ideal para que os exercícios sejam realizados sem sobrecarregar as articulações da coluna;

- Controla a dor lombar;

- Ajuda a prevenir compensações da região lombo-pélvica;

- Provê feedback numa variedade de posições; 

- Permite fazer exercícios de conscientização estática e associação dinâmica;

- Garante a qualidade e a precisão no desempenho de exercícios e testes; 

- Devolve a função de estabilização de diferentes segmentos da coluna vertebral.

Indicações

- Dor lombar aguda e crônica;

- Reabilitação desportiva;

- Instabilidade articular;

- Hérnia discal;

- Artrose na coluna vertebral;

- Espondilolistese (escorregamento anterior da vértebra); 

- Espondilólise (lesão na vértebra sem o escorregamento);

- Osteoporose;

- Pós-operatório em geral.


Serviço

O Dr. Denis Rafael Graciotto atende na Vitalitê Clínicas - Centro de Terapia Regenerativa e Tratamento da Dor, que fica na Rua Salgado Filho, 1250. Telefone: (44)  3062-2993. 

Fale com Dr. Denis pelo Whats App ou Redes Sociais: Facebook e Instagram.


Sobre o Especialista

Denis Rafael Graciotto é:

Fisioterapeuta

Especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva.

Pós-Graduando em terapia ortomolecular

Formação em equilíbrio neuro muscular - França

Formação em podoposturologia - França

Formação em osteopatia - Escola de Osteopatia de Madri

Formação em Dry-Needling - EUA

Formação em terapia por ondas de choque

Formação em Ozonioterapia


Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí

Fonte:

Deixe seu comentário