Portal da Cidade Paranavaí

OPINIÃO

Conheça 7 maneiras de adoçar os alimentos sem utilizar o açúcar refinado

Adoçantes artificiais não são saudáveis. Pelo contrário, oferecem risco à saúde, mas há várias opções menos prejudiciais para substituir o açúcar.

Postado em 28/02/2019 às 08:44 |

(Conteúdo patrocinado)

Diariamente somos bombardeados com anúncios que procuram nos induzir a substituir o açúcar por adoçantes, no cafezinho, no chá, no café da manhã, etc. Os adoçantes dietéticos, são também chamados de edulcorantes. São substâncias que apresentam em geral um poder adoçante muito superior ao da sacarose (açúcar) e, por isso, são utilizados em quantidades bem menores, quando comparados com o açúcar. Os edulcorantes são classificados em:

Naturais: frutose, sorbitol, manitol e esteovídeo

Artificiais ou sintéticos: aspartame, ciclamato, sacarina, acessulfame-k e sucralase.

Mas precisamos saber que os adoçantes artificiais não são em absoluto saudáveis. Pelo contrário, estes oferecem risco à saúde, são produtos químicos que o organismo detecta como toxinas, rejeitando-os. Será sempre menos prejudicial ao organismo usar açúcar, em vez dos adoçantes químicos, mas com a devida moderação.

Substituir o açúcar refinado por alternativas mais saudáveis e com menos impactos para o corpo traz uma melhora da qualidade de vida e da saúde global do indivíduo.

Uma série de substitutos naturais podem ser usados no lugar do açúcar refinado, mantendo a mesma doçura. Abaixo separei alguns:

1 - Mel

O mel é ideal para adoçar a maioria dos pratos e bebidas sem alteração do sabor. Possui propriedades antibacterianas e antioxidantes, além de vitaminas e minerais, entretanto, vale lembrar, que apesar de mais saudável que o açúcar, o mel possui alto valor calórico e seu consumo deve ser moderado.

2- Açúcar mascavo

O açúcar mascavo não passa por processos de refinamento, o que mantém suas características naturais. Embora possua mais minerais que calorias, também tem seu valor calórico e deve ser usado com prudência.

3 - Açúcar de Coco

O açúcar de coco, além de ter um aumento glicêmico lento, é muito rico em nutrientes e sem processamento. Extraído da flor do coqueiro é a opção mais indicada para quem faz dietas, já que seu valor calórico é duas vezes menor que o do açúcar mascavo, por exemplo.

4 - Stévia

É um adoçante natural e uma das melhores alternativas, pois é produzido a partir de uma planta encontrada em diversas regiões do Brasil. A Stévia proporciona um aumento glicêmico mais lento, sendo um adoçante muito utilizado por diabéticos. Não apresenta sabor residual, o que a torna ideal para o uso em receitas, bebidas e doces.

5 - Xarope de Agave

Extraído de uma planta mexicana, a Agave, cuja seiva é extremamente adocicada e saborosa, o xarope de Agave não deve ser utilizado por diabéticos, já que possui cerca de 80% de frutose. Sem passar por processos de refinamento, é uma alternativa natural ao açúcar refinado.

6 - Tâmaras

Algumas frutas também podem ser utilizadas no lugar do açúcar, como as tâmaras. Receitas de biscoitos, vitaminas e sucos podem ser adoçadas com essa fruta substituindo o açúcar branco.

7 - Maçãs

A maçã, sob a forma de purê, também pode ser usada para adoçar receitas de bolo, compotas e bebidas batidas. No entanto, a maçã oxida e por isso, deve ser mais utilizada em alimentos que serão cozidos ou assados.

São muitas as maneiras saudáveis de substituir o açúcar refinado sem deixar de adoçar as receitas. Apesar de ser extraído de um produto natural, os procedimentos químicos responsáveis por refinar e deixar o açúcar com a aparência branca removem todos os nutrientes presentes na cana. Altamente viciante, o açúcar é um carboidrato simples de altíssimo índice glicêmico, capaz de propiciar o ganho de peso e desencadear enfermidades, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer, principalmente quando ingerido em excesso. Então escolha umas das alternativas acima e substitua todo o açúcar refinado da sua vida e da vida da sua família. 

Serviço

A nutricionista Nassara Radige Jorge, CRN 6377, atende na clínica Pró-Saúde, localizada na Rua Getúlio Vargas, 1560, no centro de Paranavaí. Mais informações pelos telefones (44) 3045-3722 | (44) 99918-5410.

Encontre mais receitas da nutricionista na página no Facebook e no perfil no Instagram

Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 

Fonte:

Deixe seu comentário