Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Como controlar o vício por chocolate em um mundo cheio de tentações?

A pascoa está chegando e agora? Existem estratégias para evitar os exageros? A nutricionista garante que sim

Postado em 12/03/2019 às 16:47 |

A  Páscoa está chegando e essa época no Brasil sempre foi sinônimo de alto consumo de chocolate. Porém, há pessoas que não abrem mão dessa delícia o ano todo. Algumas se dizem apaixonadas, outras se assumem chocólatras, referindo-se a um verdadeiro vício.

O viciado pode ter certas atitudes, como comer escondido, por sentir-se constrangido ou para não ter que dividir, e até sair na chuva ou de madrugada para comprar a guloseima. 

Ser viciado por chocolate é diferente de gostar muito da guloseima, ou de exagerar no consumo na época da Tensão Pré-menstrual (TPM). Ou, ainda, de consumir o chocolate de vez em quando como um substituto de algum sentimento de tristeza. O chocolate ao leite causa uma sensação de bem-estar naquele momento, mas, como o álcool, isso logo passa e vem o efeito rebote e o viciado precisa comer mais e mais para sentir tudo de novo.


O consumo exagerado pode causar, em alguns, aumento de peso, de barriga e de gordura nas artérias. Ao longo do tempo, pode surgir hipertensão e até infarto, hipercolesterolemia (colesterol alto) e o diabetes tipo 2.

Para tratar a compulsão o primeiro passo é justamente esse: decisão! Optar por uma dieta organizada, ou seja, mudança de hábitos, tanto alimentares, como físicos. Para quem não consegue abrir mão dos mais gordurosos chocolates, seria mesclá-los com os meio amargos e, com o tempo, ficar somente com os amargos. Optar sempre por aos que levam 100% de cacau, passando pelos de alfarroba (vagem que após triturada e torrificada resulta em farinha utilizada para substituir o cacau). E com a evolução das trocas o paciente pode substituir o chocolate por frutas.

Controlar a gula é difícil se você sempre estiver rodeado de chocolate, então não compre, encha sua cozinha de frutas frescas, grãos integrais, carnes magras, feijões, legumes e laticínios desnatados.

Resistir à tentação de comer o chocolate é uma das batalhas mais difíceis que há, principalmente para os amantes dele. Porém, existem caminhos que podemos optar por percorrer, vencendo assim a nós mesmos em prol de uma vida mais saudável. 

Serviço

A nutricionista Nassara Radige Jorge, CRN 6377, atende na clínica Pró-Saúde, localizada na Rua Getúlio Vargas, 1560, no centro de Paranavaí. Mais informações pelos telefones (44) 3045-3722 | (44) 99918-5410.

Acompanhe a nutricionista pela página do Facebook e no perfil no Instagram

Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 

Fonte:

Deixe seu comentário