Portal da Cidade Paranavaí

Psicologia

Autossabotagem: saiba o que é e como mudar comportamentos autodestrutivos

A psicóloga, Jacqueline Asse, alerta que quando um padrão de comportamento autodestrutivo se torna frequente, é hora de fazer mudanças.

Postado em 23/04/2020 às 08:30 |

Jacqueline está realizando atendimento online durante o isolamento.

Você já se comprometeu com algo e, quando era o momento de realizar, não fez? Você já se atrasou em algum compromisso, mesmo estando pronto horas antes e não tendo nenhum problema? Você já fez algo que o prejudicou mesmo sabendo que não deveria? Se sua resposta foi sim para a maioria dessas perguntas, você pode estar se autossabotando!

A autossabotagem refere-se a comportamentos autodestrutivos que podem atrasar nossa vida. Ela está relacionada ao fato de associar dor e prazer à mesma coisa. Um simples exemplo é a pessoa que decide emagrecer, inicia uma dieta, contrata personal trainer, mas está sempre comendo doces e gorduras e trocando o horário do personal por outros compromissos.

No exemplo descrito, a dor de fazer regime e malhar é imediata e o prazer de se olhar no espelho e gostar do que vê só virá mais para frente. Quando esse padrão de comportamento aparece com frequência, é hora de fazer algumas mudanças.

  • A primeira delas é não esperar a motivação vir, pois ela não chegará. Faça o contrário! Aceite a falta de vontade, mas faça o que deve ser feito e, com o tempo, a motivação virá;
  • A segunda é procurar controlar a ansiedade, aproveitando ou extraindo o melhor enquanto realiza o que se determinou a fazer;
  • E, por último, é anotar seu objetivo, o prazo de realização e quais tarefas irá realizar para alcançá-lo. E aí, vá para prática rumo ao objetivo definido!

Levará tempo, mas você irá aprender a lidar com a “dor” e esperar a recompensa. São as ações que geram os resultados!


Conheça a colunista

A psicóloga, Jacqueline Asse (CRP 08/10951), é formada há 16 anos. Tem especializações em Análise do Comportamento e Saúde Pública e formação em Leitura Biológica (NMG). Atende adolescentes, adultos, casais e realiza avaliação psicológica com aplicação de testes.

Acompanhe a especialista pelo Instagram e Facebook

Serviço

Jacqueline atende em uma sala anexa ao Supera, rua Doutor Farias Bandeira, 20, Jardim Santa Eugênia, em Paranavaí. Também realiza atendimentos online!

WhatsApp: (44) 99917-0227


Conteúdo de responsabilidade da colunista .

Fonte:

Deixe seu comentário