Portal da Cidade Paranavaí

Fisioterapia

Auriculoterapia: estimulação em pontos da orelha podem aliviar a dor

O fisioterapeuta, Denis Graciotto, explica que a modalidade da acupuntura é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.

Postado em 27/05/2020 às 10:21 |

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, Jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo.

Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica. Estudos de revisão sistemática e meta análise concluem que a terapia reduz significativamente a intensidade da dor aguda em até 48 horas. Além disso, reduz o uso de analgésicos desde que uma cirurgia é marcada até o momento em que o paciente recebe alta.

Há outros estudos que evidenciam a indicação da auriculoterapia nos problemas de dor pós-operatória de joelho, quadril e dentária, dor neuropática, cervicalgia, lombalgia, tratamento paliativos relacionados ao câncer, dor aguda em situações de emergência, enxaqueca, dor lombar de gestação, entre outros.

Como a terapia é feita

Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é importante fazer uma consulta com um fisioterapeuta especializado para identificar os principais sintomas e entender quais os órgãos afetados. Depois disso, o profissional seleciona os pontos mais adequados e faz pressão sobre eles utilizando-se de:

  • Agulhas filiformes: aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
  • Agulhas intradérmicas: colocadas embaixo da pele por aproximadamente sete dias;
  • Esferas magnéticas: coladas na pele por aproximadamente cinco dias;
  • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante cinco dias.

A estimulação dos pontos específicos da orelha serve para aliviar dores ou tratar problemas físicos e psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas. Além disso, ajuda a diagnosticar e prevenir algumas doenças por meio da observação dos pontos específicos que se encontram alterados.

(Foto: Reprodução/Fiocruz)

A auriculoterapia também é indicada para o tratamento de dores por torções, contraturas ou distensões musculares, problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide e psicológicos, como ansiedade ou depressão.


Artigo com informações dos sites BVS Atenção Primária em Saúde e Tua Saúde.


Conheça o colunista

O fisioterapeuta, Denis Graciotto (Crefito/8-63999-F), é especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Tem formação em neuromodulacão não invasiva, equilíbrio neuro muscular (França), podoposturologia (França), osteopatia (Madri), Dry-Needling (Estados Unidos), terapia por ondas de choque e ozonioterapia. Também é pós-graduando em terapia ortomolecular.

Acompanhe o especialista pelo Facebook e Instagram: @drdenisgraciotto ou acesse o site drdenisgraciotto.com.br

Serviço

Denis atende na Vitalitê Clínicas, rua Salgado Filho, 1250, Jardim Santa Eugênia, em Paranavaí.

Telefone: (44) 3062-2993

WhatsApp: (44) 99965-6789


Conteúdo de responsabilidade do colunista.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário