Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Aprenda tudo sobre o uso do colágeno e sua importância para o corpo

A nutricionista, Nassara Jorge, explica que a proteína contribui para elasticidade e resistência da pele, além da saúde das unhas e cabelos e muito mais.

Postado em 12/07/2019 às 08:10 |

(Conteúdo Patrocinado)

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada naturalmente no organismo. Contribui para a elasticidade e resistência da pele, saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações.

Com o envelhecimento e o estilo de vida, vários processos metabólicos são prejudicados, como a capacidade do corpo de sintetizar novas proteínas, incluindo o colágeno. Quando se torna incapaz de sintetizar novas proteínas, o corpo acaba tendo que compensar completamente com alimentos os aminoácidos essenciais.

(Foto: Reprodução/Site boaforma)

Além disso, se o corpo está sob estresse, devido a lesões ou problemas degenerativos relacionados ao envelhecimento, precisa de ainda mais aminoácidos do que o normal.

Os efeitos do envelhecimento, incluindo a diminuição na síntese de proteínas de colágeno, aparecem quando somos muito jovens, aos 30 anos.

Essa diminuição gera uma série de reações que, para a maioria das pessoas, surgem das seguintes formas: linhas finas e rugas, falta de elasticidade (tônus), dor muscular, rigidez articular e muscular, cura mais lenta de feridas e fadiga mais frequente.

A medida que isso acontece em nosso corpo, observamos que esses problemas são apenas ‘a ponta do iceberg’. Em conjunto com o envelhecimento, afetarão diretamente nossa saúde e qualidade de vida.

(Foto: Reprodução/Site recipeformen)

É sempre bom incluir alimentos na dieta que sejam ricos em colágeno. Mas a melhor forma de obter essa proteína é por meio da suplementação. Ele pode ser encontrado em pó, líquido ou em cápsulas. Ainda pode ser hidrolisado ou não.

Tipos de colágeno

  • O colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo. Não à toa, é um dos mais buscados e mais indicados por especialistas. Ele é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização e livre consumo, inclusive sem prescrição médica. O uso melhora a firmeza e a elasticidade da parte mais profunda da pele, o que reduz a flacidez.
  • O colágeno em pó é o mais indicado e pode ser encontrado com ou sem sabor. É uma ótima opção para ajudar na saciedade e é fácil de ser preparado, uma vez que pode ser diluído na água. Uma dica é prepará-lo com suco de laranja, que é rico em vitamina C e, por isso, ajuda o organismo a absorver melhor e garantir seus benefícios. Não deixando os nutrientes essenciais de lado.

Alimentação

O organismo depende de uma série de nutrientes para garantir que a produção natural de colágeno ocorra normalmente. Este processo pode ser potencializado ao incluir alimentos na dieta que sejam ricos nesses nutrientes.

Os principais deles são a vitamina C e o silício. A primeira pode ser encontrada, principalmente, em frutas e verduras. Já o silício pode ser encontrado em cereais integrais, como é o arroz, aveia, manga ou repolho cru.

A vitamina E também é importante neste processo, já que favorece a cicatrização e melhora a aparência da pele. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais, na gema de ovo, fígado, carnes vermelhas, tomate, vegetais verdes e em frutas, principalmente kiwi, maçã e pêssego.

Por fim, beba muita água. A desidratação também é refletida na pele, que acaba perdendo brilho e elasticidade. Por isso, beba muita água todos os dias para garantir que esse efeito negativo não ocorra.


Sobre a especialista

A nutricionista, Nassara Radige Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, localizada na Rua Getúlio Vargas, n° 1560, Centro de Paranavaí. 

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553.

WhatsApp: (44) 99111-4279.

Acompanhe a especialista pelas redes sociais: Facebook e Instagram.


Este texto é de total responsabilidade da colunista. As opiniões expressas nele não representam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário