Portal da Cidade Paranavaí

Opinião

Alimentos e hábitos saudáveis são aliados na prevenção do câncer

Alimentação inadequada é classificada como a 2ª causa de câncer que pode ser evitado. Veja como se prevenir dessa patologia mudando seus hábitos de vida

Postado em 11/04/2019 às 16:43 |

(Conteúdo Patrocinado)

A alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que pode ser evitado.  A cada ano, cerca de 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer. A doença é responsável por uma em cada seis mortes no mundo. Um dos pilares para a sua prevenção, de acordo com o Ministério da Saúde, é bem conhecido pelos brasileiros, mas um pouco rejeitado no dia a dia. Trata-se da alimentação e do estilo de vida saudáveis. Alimentos in natura, com menor processamento possível, exercícios e hábitos saudáveis são a chave para a saúde e longevidade.

A recomendação do Ministério da Saúde é consumir, no mínimo, cinco porções por dia de frutas, legumes e verduras. É preciso também diminuir o consumo de carne vermelha (comer apenas uma ou duas vezes por semana) e banir os embutidos e carnes processadas, como linguiça, bacon, presunto, produtos açucarados e refrigerantes.

Reprodução/ Pixabay

Não existem alimentos milagrosos, muito menos uma dieta que dará 100% de certeza de que você não terá câncer em toda a vida. Porém, existem alimentos que podem ajudar na prevenção da doença, tais como brócolis, aspargos, couve-flor, alimentos ricos em vitamina D, como shitake, shimeji e outros cogumelos, batata doce, semente de girassol, salsa ou salsinha, gengibre e mel, feijão, alimentos ricos em fibras e derivados isoprênicos que conferem a fragrância cítrica a frutas como laranja, tangerina e limão.

Fazer atividade física pelo menos três vezes por semana também vai te ajudar a evitar essa patologia.

Reprodução/ Pixabay

O câncer leva anos ou  até décadas para aparecer. Isso significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece já e inclua mais frutas e verduras em seu cardápio. Mude por você e por sua família e não pense que só acontece com os outros, estamos vivos e isso nos coloca totalmente em risco.

Serviço

A nutricionista Nassara Radige Jorge, CRN 6377, atende na clínica Pró-Saúde, localizada na Rua Getúlio Vargas, 1560, no centro de Paranavaí. Mais informações pelos telefones (44) 3045-3722 | (44) 99918-5410.

Acompanhe a nutricionista pela página do Facebook e no perfil no Instagram

Este texto é de total responsabilidade do colunista. As opiniões expressas nele não representam as posições do Portal da Cidade Paranavaí. 

Fonte:

Deixe seu comentário