Portal da Cidade Paranavaí

Nutrição

Adoçantes artificiais podem levar ao ganho de peso e a compulsão alimentar

A nutricionista Nassara Jorge explica que nos últimos tempos boa parte da população começou a procurar os adoçantes desenfreadamente sem conhecer os riscos

Postado em 13/10/2020 às 07:40 |

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

|Conteúdo de responsabilidade da colunista|

Longe de ajudar a acabar com os quilos indesejados, os adoçantes artificiais podem levar ao ganho de peso, especialmente no ganho indesejado de gordura.

Um estudo publicado recentemente no jornal Trends in Endocrinology and Metabolism descobriu que muitos adoçantes artificiais, quando agem sobre os hormônios, podem aumentar o desejo por açúcar, aumentando o risco de obesidade e complicações posteriores, como diabetes e doenças cardíacas.

Quais adoçantes devo evitar?

  • Sacarina: ele é, muitas vezes, misturado com outros compostos devido ao fato de ter um sabor ligeiramente metálico. Ele faz parte dos compostos dos adoçantes mais baratos e comuns no mercado. Não é indicado pois causa doenças no fígado e hiperatividade;
  • Sucralose: não contém calorias e é encontrada em uma série de produtos alimentares, especialmente os diet. Algumas pessoas têm apresentado problemas gastrointestinais, como diarreia, cólicas ou dores intestinais, dores de cabeça, irritação na pele, tonturas, edema ou agitação, quando ingerem essa substância. Isso acontece por que a composição química não é muito compatível com o sistema digestivo humano e não pode ser completamente metabolizado pelo organismo;
  • Aspartame: a substância está ligada a diversos problemas de saúde, incluindo neurológicos e psicológicos, como depressão, enxaqueca, alzheimer, comportamento agressivo e tendências suicidas.

Precisamos ter mais cuidado na hora de escolher o que consumir! Tenha em mente que o melhor caminho é escolher alimentos naturais e menos processados. Cuidado com as embalagens que classificam o alimento como saudável, nem tudo que está escrito lá é verdadeiro.

A melhor alternativa é consumir, com moderação, açúcar demerara e o mascavo, mel, agave ou extrato de frutas, que têm origem natural e benefícios adicionais à saúde, pois não aumentam células receptoras de carboidratos no intestino, dá energia ao corpo e evita a hipoglicemia.


Conheça a especialista

A nutricionista, Nassara Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Acompanhe a especialista pelo Instagram: @nassaranutricionista

Serviço

Nassara atende na clínica Pró-Saúde, rua Getúlio Vargas, 1560, Centro, em Paranavaí.

Telefones: (44) 3045-3722, (44) 3422-3153 ou (44) 99163-3553

WhatsApp: (44) 99111-4279


Seja um (a) colunista

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Paranavaí. Fale conosco e peça um orçamento pelo WhatsApp (44) 99121-3302.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário