Portal da Cidade Paranavaí

Relembre

Título do Campeonato Paranaense do ACP completa 14 anos nesta quinta-feira (6)

Foi uma conquista com emoção do início ao fim. A palavra ‘superação’ fez parte do dicionário do ACP ao longo de todo aquele primeiro semestre de 2007.

Publicado em 06/05/2021 às 02:38
Atualizado em

A festa do Paraná Clube na Vila Capanema já estava armada, com mais de 20 mil pessoas no Estádio. Mas quem saiu com o título foi o Atlético Clube Paranavaí (ACP). (Foto: Arquivo/ACP)

Quem acompanhou o futebol paranaense entre os anos 1990 e início dos anos 2000 se acostumou a ver um ‘revezamento’ da taça do Campeonato Estadual entre o ‘trio de ferro’ da capital. A reportagem especial do Portal GMC Online narra que em 14 edições do Campeonato Paranaense - de 1993 a 2006 -, apenas em uma oportunidade o troféu não ficou com Athletico Paranaense, Coritiba ou Paraná Clube. Em 2002, o modesto Iraty levantou o caneco após superar o Grêmio Maringá na final. No entanto, nessa edição do estadual, os quatro primeiros colocados em 2001 (Paraná, Coritiba, Athletico e Malutrom) não disputaram o torneio, por estarem jogando a Copa Sul-Minas.

A hegemonia precisava ser quebrada. E essa missão ficou à cargo do Atlético Clube Paranavaí (ACP), que celebra a conquista do Campeonato Paranaense de 2007 nesta quinta-feira (6). Neste mesmo dia, há 14 anos, o time de Paranavaí segurava um empate em 0x0 diante do Paraná Clube, que era o atual campeão, na Vila Capanema, garantindo o primeiro título estadual de sua história e se tornando, até o momento, o último campeão inédito do noroeste do Estado.

Foi uma conquista com emoção do início ao fim. A palavra ‘superação’ fez parte do dicionário do ACP ao longo de todo aquele primeiro semestre. Longe de ser apontado como favorito ao título, o vermelhinho terminou a primeira fase apenas na 5ª posição, com 26 pontos, apesar de uma campanha regular. Na segunda fase, passou em 2º lugar do grupo B – que teve como líder o Athletico Paranaense -, com apenas 1 vitória em 6 partidas.

(Foto: Arquivo/ACP)

Mas, para todo time campeão é preciso, além de uma boa estratégia, ter muita sorte. Mesmo com uma campanha irregular na segunda fase, o caminho até as semifinais foi trilhado, restando ainda dois enormes desafios. No primeiro jogo das semis contra o Coritiba, uma vitória maiúscula por 3×1 no Waldemiro Wagner, em Paranavaí, que credenciou o time do interior como candidato ao título.

Na final contra o Paraná, os comandados de Amauri Knevitz construíram, mais uma vez, o resultado em Paranavaí, com uma vitória por 1×0, bastando um simples empate no jogo da volta em Curitiba. Foi o que aconteceu. Mesmo em uma Vila Capanema lotada, com mais de 20 mil torcedores, o ACP segurou a pressão tricolor, com o 0x0 no placar garantindo a taça. Ao final daquela campanha, o ACP encerrou o estadual com 25 jogos, 10 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. O time-base do treinador Amauri Knevitz tinha Vanderlei; Rodrigo Delazari, Diego Correa e Robenval; Gilberto Flores, Márcio, Tales, Agnaldo (Rafael) e Roque (Adriano); Tiago e Edenilson.

Aquele título também serviu para revelar ao futebol nacional o goleiro Vanderlei, que se transferiria e se tornaria ídolo do Coritiba pouco depois e ainda acumularia passagens por Santos, Grêmio. Atualmente, o arqueiro, destaque do ACP naquele ano, defende o Vasco da Gama.

Fonte:

Deixe seu comentário