Portal da Cidade Paranavaí

Busca Apoio

Promessa no atletismo, jovem pode deixar o esporte por falta de patrocínio

Wesley Bevilaqua, de 19 anos, atual campeão brasileiro na categoria SUB 20, precisa de apoio para manter-se no esporte e custear treinos e competições

Publicado em 28/03/2019 às 02:18
Atualizado em

A melhor marca do atleta é 7,68 m, no salto em distâncias. (Foto: Wagner Carmo/ Cbat)

O atleta de Paranavaí Wesley Bevilaqua, de 19 anos, atual campeão brasileiro na categoria SUB 20, corre o risco de abandonar a carreira no esporte porque não consegue patrocínio para treinos e competições.

O jovem, que começou no atletismo aos 12 anos, disputou no ano passado o campeonato mundial de atletismo na Finlândia. Ele também já coleciona diversos títulos em campeonatos paranaense e brasileiro e é dono de alguns recordes, como a marca de 7,68 m no salto em distância.

De acordo com o técnico Leandro Lopes, da Associação de Atletismo de Paranavaí e um dos responsáveis pela escolinha de atletismo da cidade, atualmente Wesley está em sua melhor fase de treinamentos e de resultados e se dedica todos os dias na pista do Colégio Estadual, mas já pensa em desistir porque não tem condições financeiras para participar dos treinos e das competições e não tem encontrado apoio para isso.

“Ele busca patrocínio para manter-se no esporte, pois esse ano acontecem os jogos Pan-Americanos , na cidade de Lima, Peru, e o atleta  está a 22 cm de conseguir o índice e representar a seleção brasileira”, explica o professor.

O jovem era bolsista de um programa do governo federal, porém, no ano passado, o benefício foi cortado pelo governo para grande parte dos atletas e ele está entre os que perderam o auxílio. Hoje, conforme a Associação de Atletismo, ele recebe uma bolsa mensal paga pelo município, por meio do programa bolsa atleta,  para atletas com melhores resultados, mas o dinheiro não é suficiente para manter-se no esporte.

Lopes também ressalta, que a historia de Wesley não é única, e é parecida com a de muitos atletas no Brasil. “Quando está na sua melhor fase, o atleta tem que abandonar a carreira para começar a trabalhar” afirma.

A Associação de Atletismo de Paranavaí ressalta que recebe um auxílio financeiro mensal do município para custear as despesas com viagens e alimentação e compra de materiais esportivos. Participa de mais de 30 competições todos os anos, mas a verba não é suficiente para auxiliar em todos os eventos.

Quem tiver interesse em ajudar financeiramente Wesley ou outros atletas, pode entra em contato com o professor Leandro Lopes, na pista do Colégio Estadual, ou pelo telefone (44) 9 9890 4883.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário