Portal da Cidade Paranavaí

Esporte

Projeto Social: Escolinha de Atletismo de Paranavaí forma atletas e cidadãos

O trabalho, desenvolvido há mais de duas décadas, revela talentos e ensina valores para crianças e adolescentes, por meio do esporte

Publicado em 03/06/2018 às 21:12
Atualizado em

Atleta durante treino de salto em altura. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Treino na pista do Colégio Estadual. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Stefany e Riam, atletas paranavaienses Campeões Brasileiros de Atletismo. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Eloíse Fernandes

A escolinha de Atletismo de Paranavaí já revelou inúmeros atletas da cidade e região. A iniciativa, desenvolvida pela Associação de Atletismo de Paranavaí e que começou a funcionar, efetivamente, na década de 90, hoje atende mais de 150 crianças e adolescentes, gratuitamente, em dois locais: na pista de atletismo do Colégio Estadual e na Unespar.

Seis professores e um estagiário são responsáveis por direcionar os trabalhos. De acordo com o professor Leandro Lopes, um dos atuais coordenadores do projeto e ex-aluno da escolinha, a iniciativa não é só para descobrir talentos, mas é, principalmente, um projeto social, que visa ocupar o tempo ocioso dos jovens e tirá-los das ruas, por meio do esporte. “Nossa grande preocupação é o lado social, os resultados são consequência. Focamos nos ensinamentos, na disciplina, para ensinar a eles os valores de um cidadão. Não excluímos ninguém por questões sociais ou porque não tem habilidade, muito pelo contrário, temos 23 modalidades e, em uma, essa pessoa vai se encaixar. O grande objetivo do projeto é resgatar o maior número de jovens e trazê-los para treinar com a gente. Mais para frente, quem sabe, podemos revelar um campeão”, afirma o professor.

Segundo Lopes, os treinos para iniciantes acontecem no período da manhã das 8h30 às 10h e à tarde das 14h30 às 16h, com atividades lúdicas, recreativas, envolvendo brincadeiras com as modalidades do atletismo. No decorrer dos treinos, os atletas vão desenvolvendo o gosto pelo esporte e os professores começam a perceber em qual modalidade ele mais se destaca. “Quando percebemos que um atleta tem potencial, o colocamos para treinar no período da tarde, após às 16h, no treino que chamamos de "rendimento", para que ele aprimore a técnica”, explica.

Ainda de acordo com o professor, em Paranavaí já foram descobertos vários atletas destaques. Cerca de 15 jovens, que começaram a treinar aqui, já foram para campeonatos mundiais e dois deles participaram das Olimpíadas em 2016.  Lopes conta, que há atletas que iniciam ainda na adolescência, seguem uma profissão, mas continuam no atletismo. Um dos exemplos, segundo o professor, é Orlando Bonfim, hoje com 31 anos, que compete no lançamento de disco e arremesso de peso. “Esse rapaz começou com a gente na escolinha e hoje é um atleta de ponta do Paraná, o melhor atleta do estado na prova dele e permanece treinando aqui”, destaca o professor.

As aulas na escolinha de atletismo são gratuitas e todas as competições fora da cidade são custeadas pela associação, que recebe repasse municipal. Além disso, os alunos que não têm condições de comprar, recebem tênis, sapatilha, e uniformes. Segundo o professor, 40 jovens também contam com um incentivo financeiro, por meio do bolsa atleta.

Para Riam Silva de Oliveira, 16, que começou a treinar com 11 anos na escolinha de atletismo e recentemente conquistou o título de Campeão Brasileiro na modalidade de salto com vara, saltando 3,80 metros, em Recife, o atletismo não é só um esporte, mas uma atividade que o ajuda nas relações pessoais. "Já faz parte da minha vida e contribui para melhorar desde a saúde até a convivência, saber tratar bem as pessoas, porque aqui, a gente se trata como uma família mesmo. Os professores são como pais para todos nós. Eles nos ajudam até em questões fora do atletismo”, conta o adolescente.

Stefany Beatriz Navarro, de 15 anos, também campeã brasileira na modalidade de lançamento de dardo, com a marca de 50,96 metros, começou no atletismo há dois anos. A garota, que treina de segunda a sexta-feira, diz que, hoje, a atividade é indispensável em sua vida. “Aqui nós fazemos amigos, se tiver estressado, desestressa. Hoje, isso é essencial para mim”, declara.

SERVIÇO

O professor explica que quem tiver interesse em participar da escolinha de atletismo, pode procurar a pista de atletismo do Colégio Estadual ou a pista da Unespar, das 8h30 às 10h ou das 14h30 às 16h, de segunda à sexta-feira. Crianças à partir dos 10 anos já podem iniciar os treinos.

 

Fonte:

Deixe seu comentário