Portal da Cidade Paranavaí

Novas modalidades

Paraciclistas de Paranavaí participam dos Jogos de Aventura e Natureza

Mais de 5 mil atletas participaram da edição 2021 dos Jogos. A etapa foi marcada pela adição de cinco novas modalidades e pela inclusão do paradesporto

Publicado em 10/12/2021 às 14:48
Atualizado em

Velocross, BMX, caiaque polo e patins foram novas modalidades (Foto: Paraná Esportes)

A edição 2021 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) chegou ao fim. A etapa Lindeiros (Oeste) foi marcada pela adição de novas modalidades e pela inclusão do paradesporto. Foram cinco novos modalidades: caiaque polo, BMX freestyle, velocross, patinação 5 e paraciclismo. No total da etapa, em dois finais de semana, a competição teve a participação de 5 mil atletas com disputas em 12 municípios-sede.

O diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, explicou que o trabalho em parceria com as federações paranaenses teve o objetivo de agregar mais modalidades de terra, água e ar, que é a temática dos JANS. "E a inclusão do paradesporto também foi importante para que tivéssemos mais atletas na competição, então incluímos o paraciclismo", disse.


LEIA TAMBÉM

Paranavaiense participa da propaganda de Natal da Netshoes


PARACICLISMO e BMX 

Ao todo 17 paraciclistas participaram do I Campeonato Paranaense de Paraciclismo integrado ao JANS. As competições reuniram atletas de Paranaguá, Entre Rios do Oeste, Paranavaí, Ubiratã, Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Antonina, Maringá, Curitiba, Londrina, São Miguel do Iguaçu e Santa Catarina.

A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Endemann Braga, explicou que a participação desses atletas foi fundamental para divulgar o esporte. Dezesseis atletas também disputam os Jogos Abertos Paradesportivos – uma das competições oficiais do Governo do Paraná.


LEIA TAMBÉM

Final de semana deve ter temperaturas altas e baixa umidade do ar em Paranavaí


Outra novidade foi BMX freestyle. Na edição anterior, a modalidade foi apenas no modo de apresentação. Neste ano, com 55 inscritos, estreou com o formato de competição, sendo que há dois anos a modalidade se tornou olímpica. “É um muito parecido com skate com rampas e obstáculos, geralmente chama atenção por ser realizado em praças”, explicou Monica.

Outras modalidades disputadas foram Velocross, caiaque polo e patins. As competições contaram com a participação de atletas profissionais e até competidores internacionais dos países vizinhos, Argentina, Paraguai, Chile e Colômbia.

Fonte:

Deixe seu comentário