Portal da Cidade Paranavaí

Esporte

Estádio Waldemiro Wagner completa 27 anos de inauguração

Jogo de inauguração foi no dia 23 de setembro de 1992 e contou com a participação da Seleção Brasileira contra a Costa Rica. Relembre a história

Publicado em 24/09/2019 às 01:21
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

O estádio municipal doutor Waldemiro Wagner acaba de completar 27 anos. O espaço, que era uma grande erosão, foi totalmente restaurado com projeto executado pelo executado pelo engenheiro civil José Augusto Felippe, em uma obra que durou 2 anos. A inauguração oficial foi no dia 23 de setembro de 1992. O campo, projetado para 20 mil pessoas, recebeu a partida de estreia em um amistoso entre a Seleção Brasileira e da Costa Rica. 


De acordo com Felipe, cerca de 200 pessoas trabalharam na obra da grande voçoroca que assustava os moradores e foi transformada em estádio. “No local havia muitas minas, nós tivemos que fazer a drenagem e depois secamos o terreno. Fizemos a terraplanagem, o campo ficou embaixo e dos lados a arquibancada”, conta o engenheiro.


O jogo inaugural marcou a história do município e também a memória de muitos paranavaienses, como o radialista Cláudio Luiz, que não só participou da festa de inauguração, como fez a narração do jogo, na época pela Rádio Paranavaí, e gravou reportagens com grandes nomes da Seleção. “Tive a oportunidade de viver aquela noite com a Seleção Brasileira e com outros companheiros da imprensa. Foi uma noite memorável para cidade de Paranavaí. Pela primeira vez recebemos a Seleção aqui e para inaugurar uma estrutura grandiosa como era o estádio, conhecido na época como Felipão, depois como Waldemiro Wagner”, explica o radialista.

Cláudio Luiz em entrevista durante o jogo da seleção no Waldemiro Wagner. Foto: Arquivo Pessoal/ Cláudio Luiz

Cláudio conta que foi um dia inteiro de movimentação e festa de torcedores nos arredores do estádio. Segundo ele, as pessoas se orgulhavam de colocar a camisa da seleção e aguardar o momento do jogo. “Foi memorável. Tivemos uma movimentação de torcedores durante o dia todo. Era gente da nossa cidade, da região noroeste e até de outros locais mais longe, porque foi uma grande oportunidade desses torcedores verem grandes jogadores da Seleção Brasileira. Tivemos a oportunidade ver a vibração desses torcedores”, conta.

De acordo com o radialista, no dia do jogo o estádio recebeu quase 24 mil pagantes e mais de 34 mil pessoas. A Seleção Brasileira era comandada pelo treinador Carlos Alberto Parreira e tinha Zagallo como auxiliar técnico. “O jogador Raí foi o grande nome da partida, marcando três gols. Ele marcou o primeiro no estádio e depois fez mais dois”, relata Cláudio Luiz.

Raí foi o grande nome da partida em Paranavaí. Foto: Reprodução/ CBF

O placar final ficou em 4x2 para a seleção brasileira, com três gols de Raí e um de Renato Gaúcho e um jogo emocionante, que continua na memória de muitos paranavaienses.

Condições atuais do estádio

Atualmente, o estádio encontra-se vazio e com vários problemas estruturais, ocasionados por falta de manutenção.

O espaço era utilizado até o mês passado pelo time do Atlético Clube Paranavaí (ACP), porém, no início deste mês o município pediu que o time desocupasse o local, pois o clube não estava conseguindo custear as despesas com água, luz e telefone do imóvel.


De acordo com o Presidente do Conselho Deliberativo do ACP, Francisco Carneiro dos Santos Soares, os jogadores deixaram o local, mas os móveis continuam lá. "Acabou o campeonato e o time foi desmanchado. A terceira divisão deve acontecer em agosto de ano que vem e lá para junho devemos montar um novo time", explica Soares. O local onde o novo time vai treinar ainda não foi definido.


O prefeito KIQ já deixou clara a intenção que tem de transformar o estádio municipal em um complexo esportivo e de lazer para toda a comunidade.

Divulgação/ Prefeitura de Paranavaí


Colaboração repórter Pedro Machado



Fonte:

Deixe seu comentário