Portal da Cidade Paranavaí

Inclusão

Atletas de Paranavaí conquistam medalhas na Surdolimpíada Nacional 2021

Os surdoatletas Adriano e Bruna competiram nas modalidades de atletismo e vôlei, respectivamente. Essa foi a primeira participação dos dois no evento.

Publicado em 08/12/2021 às 13:58
Atualizado em

Adriano e Bruna com o mascote da Surdolimpíada, Nino, o quati-de-cauda-anelada. (Foto: Acervo pessoal)

Maria Eduarda Oliveira

Dois atletas de Paranavaí participaram da Surdolimpíada Nacional 2021, realizada do dia 4 ao dia 7 de dezembro, em São José dos Campos/SP. O evento é feito há cada dois e reúne atletas que têm deficiência auditiva. A próxima competição será em 2023, mas ainda não há o local definido.

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), a Surdolimpíada Nacional foi um preparativo para a convocação das Seleções Brasileiras para a Surdolimpíadas de 2022, que acontecerá no Brasil.


LEIA TAMBÉM

Paranavaí realiza copa de bola queimada neste domingo (12); inscreva-se


O surdoatleta de Paranavaí, Adriano Lima Stanislau, de 43 anos, foi destaque na modalidade de atletismo e trouxe três medalhas para casa: ouro (10000 M), prata (5000 M) e bronze (1500 M). Ele já participou de outras competições, mas essa foi a estreia na Surdolimpíada Nacional.

Outra atleta que representou a cidade poesia na competição pela 1ª vez foi Bruna Aparecida de Souza, de 30 anos. Ela jogou com o time paranaense de vôlei feminino e a equipe conquistou o 2º lugar.

Bruna de Souza, surdoatleta

Inclusão

Eu gostei muito e quero continuar participando. Inlcusive, já recebi o convite para participar da seleção brasileira de vôlei feminino da CBDS

Bruna de Souza, surdoatleta


LEIA TAMBÉM

Ex-técnicos de Paranavaí recebem títulos da Confederação Brasileira de Atletismo


O presidente da Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP), Anderson Marcondes Santana Junior, explica que os surdoatletas não participam das Paralimpíadas pois já têm a Deaflympics (em tradução, Surdolimpíadas), realizada há cada quatro anos. A primeira foi em Paris no ano de 1924, já a próxima será em Caxias do Sul, no Brasil, em maio de 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário