Portal da Cidade Paranavaí

Volta às aulas

Variação de preços de materiais escolares cai em Paranavaí, diz Procon

A nova pesquisa revelou que a diferença de valores entre cinco das principais papelarias da cidade diminuiu consideravelmente. Veja na reportagem.

Publicado em 25/01/2020 às 05:59
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

As aulas na rede municipal de ensino estão marcadas para começar no dia 5 de fevereiro. Há pouco mais de dez dias, o Procon de Paranavaí fez uma pesquisa de preços que revelou uma grande diferença de valores nos principais itens da lista (mais de 700%). Agora, uma nova pesquisa realizada na última quinta-feira (23) mostra uma grande queda nesta variação.

A nova pesquisa revelou que a diferença de valores entre cinco das principais papelarias da cidade diminuiu consideravelmente. Entre os produtos com maior diferença de preço estão: borracha branca nº 40 da marca Mercur (variação de 195%); caderno de desenho 1/4 brochura 40 folhas (variação de 190,83%); caixa de lápis de cor com 24 de unidades (variação de 185,98%); caixa de lápis de cor com 12 unidades (variação de 179,26%); apontador pequeno (variação de 166,67%); e esquadros de 21cm 45º e 60º (variação de 153,85%).

Orientações do Procon

“É recomendável que os pais ou responsáveis façam um balanço do material que restou do período anterior para verificar a possibilidade de reaproveitamento. O gasto também diminui quando é feito uma pesquisa, pois não é preciso comprar todos os itens em uma mesma loja”, orienta o coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana.

O Procon também orienta que, na aquisição de colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, o consumidor deve observar se as embalagens contêm as informações básicas, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo ao consumidor.

“Também é importante esclarecer todas as dúvidas quanto às formas de pagamento. Se a compra for a prazo, verifique se haverá e qual será a taxa de juros. Se for à vista peça desconto e nas promoções, verifique a veracidade da oferta. Lembrando que a nota fiscal deve ser sempre exigida, pois é documento indispensável para o caso da ocorrência de problemas com as mercadorias”, frisa Balliana.

A pesquisa foi realizada com a coleta do menor preço de 48 itens, e a tabela completa está disponível na fanpage do Procon de Paranavaí ou na sede do órgão, localizado à Rua Antônio Felipe, 917 – Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (44) 3902-1055 ou (44) 3902-1056.

Fonte:

Deixe seu comentário