Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Três escolas de Paranavaí terão ensino cívico-militar a partir de 2021

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a alteração já foi aprovada em 163 escolas do Paraná. Outras 54 escolas continuam a votação

Publicado em 30/10/2020 às 22:40

Mais de 50% da comunidade escolar optou pelo ensino cívico-militar nos três colégios. (Foto: Divulgação/ SEED PR)

Três escolas de Paranavaí terão o modelo de ensino cívico-militar a partir de 2021. São elas: Colégio Silvio Vidal (Jardim São Jorge), Colégio Flauzina Dias Viegas (Jardim Morumbi) e Colégio Leonel Franca (Centro). A consulta à população, organizada de Núcleo Regional de Educação aconteceu de terça a sexta-feira (27 a 30) e mais de 50% da comunidade escolar escolheu por este modelo de ensino.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que coordena a consulta, a alteração foi aprovada em 163 escolas onde o quórum de votação foi alcançado. Outras 54 escolas continuam a votação na manhã deste sábado (31) e também após o feriado.

O balanço divulgado no final da tarde aponta que mais de 72 mil pais, estudantes, funcionários de escola e professores já registraram a opinião sobre a proposta de alterar o modelo de escolas.

No total, 217 instituições de ensino, em 117 municípios do Paraná, estão com processo de consulta pública aberto para que a comunidade escolar vote.

Mudanças - Nos colégios onde a migração foi aprovada, haverá implementação da modalidade cívico-militar em 2021.

As escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, permitindo aos estudantes que aprendam sobre leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira. 

Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. 

O diretor-geral e o diretor-auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Fonte:

Deixe seu comentário