Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Terapia Ocupacional: Você sabe o que faz esse profissional?

A profissão, que acaba de completar 100 anos de história pelo mundo, ainda desperta curiosidade em muita gente

Publicado em 09/01/2018 às 23:36

Camila Menezes é terapeuta ocupacional e trabalha há cerca de um ano em Paranavaí (Foto: Imagem/Arquivo Pessoal )

Uma profissão nova, mas ao mesmo tempo muito abrangente. Assim podemos definir a terapia ocupacional, que acaba de completar 100 anos de história pelo mundo. Até por ser algo recente, muitas pessoas ainda se questionam o que faz exatamente esse profissional da área da saúde. Pensando nisso, o Portal da Cidade conversou com uma terapeuta ocupacional que esclareceu algumas dúvidas sobre a atividade. 

“Dar autonomia, independência e qualidade de vida aos indivíduos. Estes são os objetivos principais do trabalho de um T.O. (terapeuta ocupacional)”, esclarece Camila Menezes, terapeuta ocupacional formada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e que trabalha há cerca de um ano em Paranavaí. 

O trabalho de um T.O tem início quando alguma condição de saúde (seja ela um distúrbio físico, mental, desajuste emocional ou até mesmo social) prejudica o desempenho de uma pessoa ao longo de suas tarefas e atividades cotidianas. “A técnica terapêutica inclui tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de alterações físicas, cognitivas, psicomotoras ou emocionais. Elaboramos planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e autonomia”, aponta Camila. 

“Trabalhamos em áreas diversas como a saúde mental, a reabilitação física, a neurologia, entre outras. Esta diversidade deve-se ao foco primordial da intervenção ser a ocupação, um aspeto transversal a todas as faixas etárias, uma vez que nos envolvemos constantemente em diferentes ocupações ao longo da vida", acrescenta a terapeuta.

Algumas situações comuns onde o T.O atua (na maioria das vezes em consonância com outros profissionais) são pacientes com depressão, portadores de autismo, síndromes, dificuldade de aprendizado, mas a lista de pessoas que podem se beneficiar dessas atividades é longa e vai desde um bebê recém-nascido, crianças em idade escolar, adolescentes, adultos, e até idosos. 

Confira abaixo o que um terapeuta ocupacional pode fazer por você:

Na educação: Acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.

Na gerontologia: Atuar na reabilitação e na reintegração social de idosos.

Na psiquiatria e saúde mental: Tratar de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.

Na reabilitação funcional e profissional: Promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promover também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.

Na reintegração social: Ajudar na reintegração à sociedade de viciados em drogas, menores infratores ou carentes.

Serviço:

Camila Menezes – Terapeuta Ocupacional

Atendimento particular na Clínica Chronos: Espaço Corpo e Mente

Endereço: Rua Paraíba, 1.431. Paranavaí - PR

Telefones: (44) 3062-2913/9 9776-2111

Atendimento de segunda a sábado.

Fonte:

Deixe seu comentário