Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Projeto de lei prevê transformar educação em atividade essencial no Paraná

Governo do estado enviou proposta para Alep e solicitou que projeto tramite em regime de urgência.

Publicado em 02/02/2021 às 23:24
Atualizado em

Educação pode se tornar serviço essencial. (Foto: HEDESON ALVES/ AEN)

O Governo do Paraná enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para transformar a educação em atividade essencial, no estado. A proposta foi entregue nesta quarta-feira (2).

De acordo com o G1 Paraná, em mensagem enviada ao presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), o governador Ratinho Junior (PSD) solicitou que o projeto tramite em regime de urgência.

Além disso, o governo justificou que a educação precisa ser considerada atividade essencial pelo papel na cultura, constituição, manutenção e evolução da sociedade. Veja o vídeo aqui.

A proposta deve ser lida na quarta-feira (3) e seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Educação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prevê o retorno das aulas em colégios públicos do Paraná no dia 18 de fevereiro, de forma híbrida. O governo já autorizou o retorno por meio de um decreto, publicado em janeiro.

Vacinação de professores

O projeto de lei não prevê que os professores passem para o grupo prioritário para vacinação.

A liderança do governo da Alep afirmou que não havia a necessidade, já que a categoria terá preferência pelo Plano Nacional de Imunização.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que não há previsão para que professores sejam vacinados, já que depende da entrega das doses por parte do Ministério da Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário