Portal da Cidade Paranavaí

Reciclável

Programa está ensinando alunos de Paranavaí sobre separação correta de lixo

“A ideia é mostrar para as crianças para onde vai o lixo produzido todos os dias em nossa cidade”, explica o diretor de Meio Ambiente, Murilo Rizzato.

Publicado em 11/04/2019 às 00:31

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Mais de mil alunos dos 3ºs anos da rede municipal de ensino vão participar, até o fim do ano, do Programa Pare e Separe, elaborado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Transresíduos (empresa responsável pela coleta de lixo em Paranavaí) e a Secretaria Municipal de Educação.

Toda terça-feira, um engenheiro ambiental faz uma palestra e uma visita técnica ao aterro sanitário junto com os alunos para falar sobre a importância da separação do lixo. Ao todo, 39 turmas de todas as escolas municipais vão participar do cronograma de palestras e visitas até o mês de novembro.

“A ideia é mostrar para as crianças para onde vai o lixo produzido todos os dias em nossa cidade. No aterro sanitário, eles conseguem ter uma noção melhor da quantidade de lixo que é coletado e de como a separação dos materiais ainda é muito deficitária em Paranavaí. Em poucos minutos, os próprios alunos identificam muito material reciclável que não deveria estar no aterro. Além disso, eles podem conhecer as lagoas de tratamento do chorume produzido por todo aquele lixo armazenado”, explica o diretor de Meio Ambiente do município, Murilo Rizzato.

O engenheiro ambiental da Transresíduos, Douglas Gimenes Gauna, diz que “atualmente o município de Paranavaí gera mais de 2 mil toneladas (2 milhões de quilos) de lixo por mês e 240 toneladas de lixo reciclável. A Coopervaí, que é a cooperativa que faz a coleta e destinação correta do material reciclável, hoje gera emprego e renda para 40 famílias da cidade. O problema é que as pessoas não separam o lixo corretamente em casa e, com isso, muito do lixo reciclável vai parar no aterro sanitário. Para tudo isso funcionar bem, só depende de nós”, enfatizou.

A primeira escola a enviar alunos para a visita ao aterro sanitário e para a palestra educativa na última terça-feira (9) foi a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva - CAIC, com a participação de 47 alunos dos 3ºs anos A e B. A iniciativa foi aprovada pelas crianças e pela equipe pedagógica.

Ainda em abril, outras cinco turmas de 3º ano das escolas Edith Ebiner Eckert e Cecília Meireles vão participar das palestras e visitas técnicas ao aterro sanitário as terças-feiras.

Fonte:

Deixe seu comentário