Portal da Cidade Paranavaí

Pesquisa

Professores do Paraná descobrem substância que poderá tratar tuberculose

A professora de química Dra. Vanessa Guimarães Olher, do IFPR Paranavaí é uma das que comandam o estudo. Eles já fizeram o pedido de patente da substância.

Publicado em 22/03/2021 às 23:45
Atualizado em

Universidades do Paraná realizam pesquisa que poderá agilizar o tratamento da tuberculose (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus de Paranavaí, está participando do desenvolvimento de um estudo que contribuirá para o tratamento da tuberculose. A professora de química Dra. Vanessa Guimarães Alves Olher é uma das colaboradoras nos estudos do projeto, que iniciou em 2016.

Ela explica que já foi feito um pedido para patentear o possível fármaco, descoberto pela equipe de pesquisadores. O pedido de patente de Inovação é intitulado “Utilização de derivados 3,5-dinitrobenzoilhidrazonas para o tratamento da tuberculose”, sob o protocolo de depósito: BR 10 2021 002107 1.

 @citacao! 

Além da professora de Paranavaí, participam dos estudos o professor Dr. Fábio Vandresen, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Londrina e a biomédica e professora Dra. Regiane Bertin de Lima Scodro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de outros três professores e cinco alunos do departamento de ciências biológicas da UEM.

O próximo passo, segundo ela, será investigar como as substâncias atuam inativando o mecanismo. 

O registro da patente já foi solicitado para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e tem o prazo de aproximadamente 18 meses para ser analisado e liberado. Enquanto aguardam o pedido passar pelo processo de avaliação, o estudo continua e é exclusivo dos pesquisadores das universidades paranaenses.


Fonte:

Deixe seu comentário