conquista
Paranavaí tem três escolas reconhecidas em premiação estadual de alfabetização
A premiação reuniu cerca de 300 escolas municipais de 154 cidades paranaenses que apresentaram destaque nos resultados de alfabetização em 2024.
Publicado em 23/06/2026 às 09:45
A educação municipal de Paranavaí foi novamente reconhecida em nível estadual com a conquista do Prêmio Alfabetiza Juntos, entregue na última semana em Curitiba pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A premiação reuniu cerca de 300 escolas municipais de 154 cidades paranaenses que apresentaram destaque nos resultados de alfabetização em 2024.
Entre as unidades reconhecidas, Paranavaí teve três escolas premiadas pelo desempenho na Prova Paraná Mais: a Escola Municipal Jayme Canet, a Escola Municipal Hermeto Botelho e a Escola Municipal Clemente Niehues.
As instituições contempladas receberam kits tecnológicos compostos por 30 Chromebooks, com sistema ChromeOS, além de 30 fones de ouvido e placas de reconhecimento pelo desempenho alcançado.
A entrega simbólica dos prêmios às escolas do município foi realizada pela secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, e pela assessora pedagógica Adriana Contrera. Na ocasião, receberam as homenagens as diretoras Maria Piassa, da Escola Municipal Clemente Niehues; Alessandra Rodrigues, da Escola Municipal Jayme Canet; e Taina Hochsprung, da Escola Municipal Hermeto Botelho.
O Prêmio Alfabetiza Juntos é um desdobramento do programa Educa Juntos, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as redes municipais de ensino. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização.
Em manifestação sobre o resultado, a secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, destacou que a conquista é fruto do trabalho coletivo de toda a rede. Segundo ela, o resultado envolve equipes gestoras, professores, servidores, estudantes e famílias comprometidos diariamente com o processo de alfabetização.
O prefeito Mauricio Gehlen também comentou a premiação, ressaltando o desempenho da rede municipal. Ele afirmou que o reconhecimento demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido na educação de Paranavaí e o compromisso com a formação das crianças. Segundo o prefeito, o resultado é motivo de orgulho para todos os profissionais da área.
Durante o evento de entrega, o governador Ratinho Junior destacou os avanços da educação no Paraná e afirmou que o progresso no setor começa nos primeiros anos da educação básica. Ele citou investimentos na ampliação da rede de creches e a parceria com os municípios como parte das ações para fortalecer o aprendizado e melhorar os indicadores educacionais no estado.
Fonte: Portal da Cidade Paranavaí
Notícias relacionadas
Ensino médio da rede pública registra queda histórica na reprovação e abandono escolar
26/06/2026 às 10:33
Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição
22/06/2026 às 12:02
Paraná lidera ranking nacional de frequência escolar no ensino médio em 2025
22/06/2026 às 10:35
Brasil tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016, aponta IBGE
20/06/2026 às 11:37
Acadêmicos e professores da Unespar Paranavaí participam de evento internacional na UEM
18/06/2026 às 11:17
Dr. Leônidas reforça apoio à implantação do curso de Medicina em Paranavaí
13/06/2026 às 13:03