Portal da Cidade Paranavaí

Qualificação

Paranavaí oferece curso gratuito de instalação de geradores de energia solar

Para participar da qualificação é necessário ter no mínimo 16 anos, ensino fundamental completo e experiência profissional como eletricista.

Publicado em 04/11/2022 às 14:36

A qualificação é oferecida pela Prefeitura Municipal, por meio da Agência do Trabalhador. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

A Prefeitura de Paranavaí está ofertando mais um curso de qualificação gratuito para pessoas que estão à procura de emprego. Desta vez, o curso disponibilizado é o de instalação de geradores de energia soltar fotovoltaicos.

As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, de 16 a 19 de novembro, das 19h às 22h e no dia 20 (sábado), das 9h às 17h30. O curso tem carga horária de 16 horas e terá no máximo 16 participantes.

Para participar da qualificação, oferecida pela Agência do Trabalhador, é necessário ter no mínimo 16 anos, ensino fundamental completo e experiência profissional como eletricista.

Para se inscrever, basta comparecer com os documentos pessoais na sede da Agência do Trabalhador de Paranavaí (localizada na Rua Marechal Cândido Rondon, nº 1701). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. 

Segundo a prefeitura, os conteúdos que serão trabalhados no curso são: Introdução à energia solar fotovoltaica e o mercado no Brasil e no mundo; Funcionamento dos sistemas fotovoltaicos; Tributos e benefícios fiscais do gerador de energia solar; Componentes; Painéis fotovoltaicos e suas características; Baterias e inversores; Ligações em série e paralelo; Diferenças entre os sistemas Off Grid e Sistemas Grid-Tie; Resolução normativa 482/2012 da ANEEL e normativa NTC 905200 da concessionária local; Infraestrutura para a instalação do sistema; Configuração de sistemas em 12, 24 e 48 Vcc; Montagem e instalação dos quadros CC; Instalação dos inversores; Montagem de estruturas metálicas; Estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos; Instalação dos painéis, cabeamento, conectores e terminais; Detalhes de manutenção e operação; e Configurações do inversor.

Para outras informações entre em contato pelo telefone (44) 3423-1733.

Fonte:

Deixe seu comentário