Portal da Cidade Paranavaí

notícia boa

Paraná lidera ranking nacional de frequência escolar no ensino médio em 2025

Os dados mostram aumento no número de estudantes na série correta para a idade, o que reduz casos de atraso escolar e evasão.

Publicado em 22/06/2026 às 10:35

Segundo o governo estadual, entre 2019 e 2026 foram investidos mais de R$ 525 milhões na modernização das unidades escolares e cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar. (Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN)

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador chegou a 86,6% no Estado, acima da média nacional, que ficou em 80,6%. Em 2024, o índice paranaense era de 78,7%, o que representa um crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. Naquele período, o Paraná ocupava a sétima colocação no ranking nacional.

A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada à própria idade, sendo um dos principais indicadores de acesso, permanência e progressão escolar.

Ensino fundamental também registra alta

Nos anos finais do ensino fundamental, o Paraná também apresentou crescimento. O índice passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, resultado que elevou o Estado da 14ª para a 8ª posição no ranking nacional.

Indicador de permanência escolar

Os dados mostram aumento no número de estudantes na série correta para a idade, o que reduz casos de atraso escolar e evasão. O indicador é considerado fundamental para avaliar o desempenho dos sistemas educacionais.

Investimentos e ações na educação

O avanço ocorre em meio a políticas públicas voltadas à permanência dos estudantes nas escolas, como a ampliação do programa Mais Merenda, que garante até três refeições por turno na rede estadual.

Também houve expansão do ensino em tempo integral, que passou de 73 para mais de 400 escolas nos últimos anos, além de investimentos em infraestrutura, climatização, modernização de laboratórios e aquisição de mobiliário escolar.

Segundo o governo estadual, entre 2019 e 2026 foram investidos mais de R$ 525 milhões na modernização das unidades escolares e cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar.

Autoridades estaduais afirmam que os resultados refletem a melhoria das condições de aprendizagem, permanência dos alunos e combate à evasão escolar.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí