Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Pais podem votar até às 20h sobre instalação de colégio cívico-militar

Votação ocorre em três escolas de Paranavaí nesta quarta-feira (28). Veja porque essas escolas foram selecionadas e o que muda se a instalação for aprovada

Publicado em 27/10/2020 às 23:30
Atualizado em

Colégio Flauzina Dias Viegas, no Jardim Morumbi é um dos pontos de votação. (Foto: Reprodução SEED/ PR)

A comunidade escolar vai decidir sobre a instalação ou não de colégios cívico-militares em três escolas estaduais de Paranavaí. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26) que o programa de colégios cívico-militares poderá ser implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do estado a partir de 2021. Desde ontem estão ocorrendo consultas públicas para saber se a comunidade escolar aprova ou não.

Em Paranavaí, a consulta à população, organizada pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) está acontecendo em três escolas, em local aberto, seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19: Colégio Silvio Vidal (Jardim São Jorge), Colégio Flauzina Dias Viegas (Jardim Morumbi) e Colégio Leonel Franca (Centro).  

Quem pode votar? 

Podem votar pais de alunos matriculados na escola, estudantes matriculados maiores de 18 anos, professores e funcionários. A votação acontece das 8h às 20h, nos dois dias. Todos devem levar documento pessoal com foto. 

No Colégio Silvio Vidal a votação está sendo realizada na quadra da escola. Já no Flauzina Dias Viegas e no Leonel Franca, ocorre no pátio. 

Unidades

As unidades do programa de colégios cívico-militares foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno. Esses critérios foram delimitados na lei estadual para que pais e mães possam escolher o modelo educacional que deseja para o filho. 

“Teremos aulas adicionais de português, matemática e civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três Poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais. E no Ensino Médio a principal mudança é a implementação da educação financeira”, afirmou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder. 

Segundo Feder, a seleção priorizou cidades de médio porte e regiões mais vulneráveis do Estado. A lista de municípios e colégios contemplados poderá sofrer alterações, conforme avaliação feita pela Secretaria de Educação a partir das consultas nas comunidades escolares.


Fonte:

Deixe seu comentário