Portal da Cidade Paranavaí

Luto

Morre Cândido Garcia, fundador da Unipar

Ele foi um dos pioneiros da educação no Paraná; em 2006 recebeu o título de cidadão honorário de Paranavaí, por sua atuação em favor da educação

Publicado em 09/07/2018 às 02:40
Atualizado em

Cândido Garcia, fundador da Unipar. (Foto: Reprodução)

Morreu na manhã desta segunda-feira (9), aos 82 anos, Cândido Garcia, um dos fundadores da Universidade Paranaense (Unipar). Ele estava internado em Umuarama,com pneumonia e insuficiência renal e faleceu em decorrência do agravamento da doença.

Formado em Direito, Doutor Candinho, como era conhecido, foi presidente da Associação Paranaense de Ensino e Cultura (APEC), entidade mantenedora da Universidade Paranaense (criada oficialmente em 1972) e reitor da Universidade Paranaense de 2000 a 2010. Ao sair, deixou a reitoria para o filho Carlos Eduardo Garcia e passou a ocupar o cargo de vice-reitor da Unipar. Ele também foi Pioneiro da interiorização do ensino superior no Paraná. 

A Universidade Paranaense, presente em sete cidades – Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão – tem aproximadamente vinte mil alunos, em mais de cem cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Por sua atuação em favor da educação universitária, Cândido Garcia foi agraciado em 2006 com o título de cidadão honorário de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário