Portal da Cidade Paranavaí

Nesta quarta

Lançamento de Coletânea reúne mais de mil pessoas no Centro de Eventos

O projeto tem o objetivo de incentivar a prática textual e a produção de desenhos artísticos, colocando o aluno na posição de autor.

Publicado em 20/11/2019 às 23:47

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Foi muito prestigiado o evento de lançamento da 3ª Coletânea de Textos e Desenhos Plantando Palavras, Colhendo Sonhos, elaborada por escritores das escolas da rede municipal de ensino. Mais de 1.200 pessoas foram até o Centro de Eventos na noite desta quarta-feira (20) para conferir as produções textuais e ilustrações dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.

O projeto foi trabalhado nas salas de aula durante o ano com o objetivo de incentivar a prática textual e a produção de desenhos artísticos, tirando o aluno da posição de um simples leitor para se tornar um autor, um produtor de conteúdo. Cada escola e Centro de Educação Infantil selecionou um desenho, frase ou texto de cada ano (série) e enviou para a Secretaria de Educação para a edição da Coletânea que, ao todo, reúne 253 trabalhos.

Para a supervisora da secretaria de Educação (Seduc) e responsável pela Coletânea, Maria Tereza Pátaro, o livro é resultado de todo o trabalho feito durante o ano e é um grande prêmio para alunos, pais e professores.

Cada aluno que teve um desenho, texto ou frase publicado na Coletânea, ganhou um exemplar do livro. As escolas, CEIs e CMEIs também foram presenteadas com um kit de exemplares da Coletânea para compor o acervo da instituição. Os exemplares não tiveram nenhum custo para os alunos nem para as instituições de ensino.

Concurso de ilustrações

Para incentivar a participação das crianças, a Secretaria de Educação promoveu um Concurso de Ilustrações para compor a capa e a contracapa da Coletânea Plantando Palavras, Colhendo Sonhos. A contracapa foi montada com ilustrações que concorreram nas categorias Educação Infantil, Educação Especial, Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na categoria Educação Infantil, a vencedora foi a aluna Isadora Malaquias Filipe, do CMEI Isabela de Souza Ribeiro Felipe. Ela é aluna da professora Márcia Fabiane Santos de Lima. O vencedor da categoria Educação Especial foi o aluno Luiz Eduardo Moreno dos Santos, da Escola Municipal Santos Dumont (professora Luceane Coluti).

Na categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o premiado foi o aluno Felipe Enzo Cordeiro da Silva (Escola Municipal do Campo Edith Ebiner Eckert – professora Eloir Alves da Silva). E na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vencedora foi a aluna Amanda Pinto de Sá (Escola Municipal Professor Pedro Real – professora Maria Ana Barros Neto Polido).

O grande campeão do Concurso de Ilustrações teve seu desenho escolhido para ser a capa da Coletânea. O desenho escolhido foi do aluno Guilherme Hawerroth Pajeú, da Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back. Ele é aluno da professora Cleonice Santinon Carvalho.

Fonte:

Deixe seu comentário