Portal da Cidade Paranavaí

Formação

Inscrições para vestibular da Unespar começam nesta semana

As provas acontecem no dia 17 de novembro, em todos os campi da universidade. Pela primeira vez o processo contará com o sistema de cotas.

Postado em 07/07/2019 às 11:19 |

(Foto: Getty Images/iStockphoto)

A abertura das inscrições tem início nesta quarta-feira (10). O processo ofertará 1.763 vagas - 50% para o Sistema de Cotas - para 68 cursos em seus sete campi, sediados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e Curitiba, que conta com dois campi: Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP. Interessados têm até o dia 12 de setembro para realizar a sua inscrição, com taxa de R$ 110, exclusivamente pelo portal www.vestibular.unespar.edu.br.

No portal também já é possível acessar o calendário oficial do processo. A lista de obras literárias indicadas permanece a mesma do ano passado e pode ser acessada neste link. Para aqueles que têm direito (consultar edital do processo) a solicitação de Isenção de Taxa de inscrição poderá ser realizada entre 01 e 22 de agosto de 2019. As provas acontecem no dia 17 de novembro, em todos os campi da Unespar.

Vagas e Sistema de Cotas

Em 2019, o processo contará, pela primeira vez, com o sistema de cotas, sendo que do total de vagas 869 são para ampla concorrência e 894 para o sistema de cotas, as quais se subdividem nas seguintes categorias: 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 20% para candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 5% para pessoas com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação.

A prova

O vestibular é composto pela prova objetiva de múltipla escolha e a prova de redação, aplicadas no mesmo dia. Há ainda, para alguns cursos dos campi Curitiba I e Curitiba II, o Teste de Habilidades Específicas (T.H.E), que serão realizadas entre 12 a 14 de dezembro de 2019.

A prova objetiva de múltipla escolha segue o padrão do Enem, sendo composta de 60 questões envolvendo conteúdos do Ensino Médio nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que incluí química, física, biologia, energia e preservação ambiental; Ciências Humanas e suas Tecnologias, que inclui história, sociologia, geografia, e filosofia; Linguagens e Códigos, que inclui português, literatura, artes, educação física e línguas (inglês e espanhol) e; Matemática e suas Tecnologias. Já a prova de redação objetiva avaliar a capacidade de compreensão de textos e de produção escrita. Os critérios avaliativos poderão ser conferidos no edital.


Fonte:

Deixe seu comentário