Portal da Cidade Paranavaí

Formação

Inscrições para residência técnica em gestão de saúde terminam nesta quinta (12)

São 330 vagas distribuídas em todo o Paraná, dez delas são destinadas à 14ª Regional de Saúde, em Paranavaí.

Publicado em 10/05/2022 às 16:45
Atualizado em

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

O programa de Residência Técnica (Restec) de Gestão em Saúde Pública está com 330 vagas abertas para profissionais recém-formados em diversas áreas. Dez vagas são destinadas à 14ª Regional de Saúde, em Paranavaí. As inscrições terminam nesta quinta-feira (12) e podem ser feitas pelo site do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde. Envolve recursos públicos da ordem de R$ 17,3 milhões para o custeio das bolsas dos residentes e despesas administrativas do programa.

Segundo a Sesa, o objetivo é qualificar os servidores e trabalhadores públicos estaduais de diferentes áreas para um conhecimento especializado e fomentar o aprimoramento profissional de recém-formados por meio do curso de pós-graduação (lato sensu). A residência técnica contempla o Curso de Especialização em Gestão em Saúde Pública, ofertado pela UEM, na modalidade de ensino a distância. Com 510 horas, a pós-graduação será totalmente custeada pelo Estado. Além dos residentes, são reservadas 72 vagas no curso para servidores públicos estaduais.


LEIA TAMBÉM

IBGE abre vagas para agentes de pesquisas e mapeamento em Paranavaí


EDITAL

O edital da Restec de Gestão em Saúde Pública prevê vagas para os seguintes profissionais: enfermeiros, farmacêuticos, médicos veterinários, nutricionistas e odontólogos. Completam a lista outras classes profissionais, como administradores, arquitetos, analistas de sistemas, assistentes sociais, biólogos, comunicadores, contadores, economistas, estatísticos, fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, além de engenheiros agrônomos, civis, eletricistas, mecânicos e sanitaristas.

Para concorrer às vagas, os interessados devem ter concluído o curso de graduação nos últimos três anos, nas respectivas áreas profissionais. Durante o desenvolvimento do curso, entre junho de 2022 e maio de 2024, os profissionais vão desenvolver 30 horas semanais (seis horas por dia, de segunda a sexta-feira) de atividades práticas de forma presencial.

A capacitação é composta por dez disciplinas, abrangendo módulos básico e específicos, nas áreas administrativa, atenção e promoção à saúde, vigilância em saúde, atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência farmacêutica no SUS. Os alunos deverão desenvolver trabalhos de conclusão de curso (TCC) no formato de Projeto Técnico de Aplicação, apontando sugestões de melhorias relativas a aspectos identificados no decorrer das atividades práticas.


LEIA TAMBÉM

Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira (10)


PROVAS

A seleção dos candidatos será em etapa única, por meio de prova online, a ser realizada no dia 26 de maio e que terá caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de duas horas. Serão 20 questões totalizando 80 pontos e dez questões somando 20 pontos. Para se classificar os candidatos devem obter nota igual ou superior a 60 pontos.

VAGAS

Das 330 vagas, 192 residentes serão direcionados para as 22 Regionais de Saúde do Paraná e 138 profissionais para várias unidades organizacionais da Secretaria da Saúde, em Curitiba.

Fonte:

Deixe seu comentário