Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Exposições da Semana da Alfabetização seguem até sexta-feira (28)

Objetivo da atividade é divulgar e valorizar o trabalho realizado nas salas de alfabetização e promover a integração dos alunos, professores e das famílias

Publicado em 25/09/2018 às 00:39
Atualizado em

Durante toda a semana, trabalhos e atividades desenvolvidas nesta área com alunos do Ciclo de Alfabetização estarão em exposição nas escolas municipais. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O evento é uma alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Começou nesta segunda-feira (24) e segue até sexta (28) a Semana da Alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí. O objetivo da atividade é divulgar e valorizar o trabalho realizado nas salas de alfabetização e promover a integração dos alunos, professores e das famílias, através das visitas nas escolas.  O evento é uma alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro.

Durante toda a semana os trabalhos e atividades desenvolvidas nesta área com os alunos do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) estão em exposição nas escolas municipais. A visitação é aberta ao público em geral. Cada dia de exposição conta com a participação de quatro ou cinco escolas que permanecem abertas para visitação nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h).

“A semana de exposições e apresentações artísticas envolve 2.800 alunos e aproximadamente 150 professores das 19 escolas municipais. A exposição é resultado do trabalho com os alunos em sala de aula durante o ano letivo. As escolas preparam oficinas, apresentações de dança, contação de histórias, teatros, jogos e também acontece uma troca de experiências, quando professores e alunos de escolas e creches próximas vão até a outra instituição e vêm o que outras crianças estão produzindo e aprendendo. Durante o ano, os alunos produzem muito conhecimento: escrevem bons textos, elaboram maquetes, criam belos desenhos e esculturas, e é importante ficar por dentro do que a escola tem feito, pois muitas vezes essas produções ficam em pastas e restritas às quatro paredes da sala de aula. Com esse evento, o trabalho dos alunos é valorizado”, avalia a secretária de Educação, Adélia Paixão.

A Semana de Alfabetização foi organizada pela supervisora de Alfabetização da Seduc, Sônia Costa Brum, em parceria com as escolas. Como culminância do projeto, a Secretaria de Educação distribuiu esta semana quase 4 mil gibis e livros de histórias em quadrinhos para comporem o acervo de leitura dos alunos de alfabetização nas escolas.

Fonte:

Deixe seu comentário